A Honda venceu o prestigiado prêmio "Louis Schwitzer" pelos seus esforços em desenvolver o motor HI4R-A, que estreou no Indianápolis Motor Speedway graças ao novo regulamento técnico da Fórmula Indy, obrigando as montadoras a construírem novos propulsores de 3.0 litros.
O anúncio foi feito nessa sexta-feira pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, que elaboraram esse prêmio anual ? cujo nome é uma homenagem ao primeiro vencedor da 500 Milhas de Indianápolis ? pelo caráter de inovação e excelência. Também estavam na briga os chassis Dallara IR4 e G-Force GF09B, assim como os motores da Toyota e Chevrolet e a equipe de resgate da Indy Racing League.
O HI4R-A foi desenvolvido baseado no modelo anterior da Honda, o HI3R. Apesar do bloco de cilindros e cabeçotes serem os mesmos, a diminuição da capacidade de 3.5 para 3.0 litros obrigou os técnicos da empresa a projetar novos eixos de comando e manivela, além de outras modificações internas.
Atualmente são fornecidos motores para 11 carros e o trabalho de manutenção é feito por dois braços da empresa, a Honda Performance Development, localizada na California, e a Ilmor Engineering, em Michigan.
O sucesso desses novos propulsores da Honda foram comprovados pelo desempenho durante o "Pole Day". Oito dos carros que ocuparam as dez primeiras colocações, inclusive a do pole position Buddy Rice, usavam o HI4R-A. |