|
Audi fecha o pódio do "1000 Km de Monza" |
|
A Audi não deu chance aos seus adversários no "1000 Km de Monza", prova que abriu a Le Mans Endurance Series, categoria criada pela "Automobile Club de L'Ouest", mesma entidade que organiza a tradicional 24 Horas de Le Mans. A vitória ficou com o R8 pilotado por Johnny Herbert e Jamie Davies.
A corrida começou com a liderança do escocês Allan McNish, que saiu da terceira colocação no grid para a primeira colocação ainda na largada e chegou a abrir uma vantagem de 18 segundos após a rodada inicial de troca de pneus e reabastecimento. Na primeira hora da prova, os três Audi R8 já ocupavam as primeiras colocações.
O Safety Car entrou na pista na 48ª volta por causa de um acidente envolvendo Paolo Ermolli, que dividia a condução de uma Ferrari 360 Modena com Steeve Hiesse e Giovanno Lavaggi. Nesse momento, as equipes anteciparam uma parada nos boxes e quem fez um melhor trabalho foi a equipe de Johnny Herbert, que assumiu o R8 até então guiado por Jamie Davies, e saiu na frente.
Nas próximas voltas, McNish tentou se aproximar de Herbert para recuperar a primeira colocação e depois de três horas cedeu o carro para o alemão Pierre Kaffer que também passou a andar forte mas sem conseguir passar o piloto inglês. O escocês ainda voltou para a pista e começou a tirar a diferença em cada volta, mas no final Herbert cruzou a linha de chegada após 5h05min52s com uma vantagem de 663 milésimos.
A terceira posição foi ocupada por outro Audi R8, este do trio formado pelo japonês Seiji Ara, o italiano Rinaldo Capello e o dinamarquês Tom Kristensen. Os franceses Soheil Ayari e Emmanuel Collard chegaram em quarto com um Courage C60/Judd.
Entre os carros da LMP2, a vitória ficou com o Dallara/Judd de Martin Short/João Barbosa/Rob Barff. Na Classe GTS, o melhor foi a Ferrari 550 Maranello do trio formado por Pedro Lamy/Christophe Bouchut/Steve Zacchia, enquanto que na GT Stephane Ortelli/Romain Dumas subiram ao lugar mais alto do pódio com um Porsche 996 GT3 RS.
Dois brasileiros participaram da prova. Na Classe LMP1, Thomas Erdos dividiu a pilotagem de um Lola/MG com o português Miguel Ramos e o inglês Mike Newton, e cruzou a linha de chegada na sétima posição. O paranaense Jaime Melo Jr, a bordo de uma Ferrari 360 Modena junto com Stèphane Daoudi e Roman Rusinof, chegou em 12º.
Confira os dez melhores da corrida:
1º) J. Davies/J. Herbert (Audi R8, P1), 173 voltas em 5h05min52s
2º) P. Kaffer/A. McNish (Audi R8, P1), a 0s663
3º) S. Ara/R. Capello/T. Kristensen (Audi R8, P1), a 1 volta
4º) S. Ayari/E. Collard (Courage C60/Judd, P1), a 4 voltas
5º) M. Short/J. Barbosa/R. Barff (Dallara/Judd, P2), a 5 voltas
6º) A. Wallace/D. Brabham/S. Johansson (Zytek 04S, P1), a 8 voltas
7º) T. Erdos/M. Ramos/M. Newton (Lola/MG, P1), a 12 voltas
8º) W. Lupberger/R. Stirling (Nasamax/MG, P1), a 15 voltas
9º) P. Lamy/C. Bouchut/S. Zacchia (Ferrari 550, GTS), a 19 voltas
10º) T. Biaggi/D. Sullivan/J. Bosch (Ferrari 575, GTS), a 22 voltas |
 |
Luiz Rodrigues |
|