A partir da 500 Milhas de Indianápolis, o regulamento da Fórmula Indy prevê que os motores tenham sua capacidade diminuída para 3 litros, contra os de 3,5 litros usados até a etapa realizada no Japão. A medida visa uma maior segurança dos carros, pois a pole position no ano passado foi alcançada a uma média de 231,725 mph (372,252 km/h).
No primeiro teste que as três montadoras presentes na categoria ? Honda, Toyota e Chevrolet ? fizeram no Indianápolis Motor Speedway, a melhor marca foi de aproximadamente 217 mph, mas já no primeiro treino coletivo desta quarta-feira, o norte-americano Sam Hornish Jr registrou 219,271 mph, uma milha por hora a menos que a projeção de Lee White, diretor técnico da Toyota Racing Development, para a pole position feita em abril deste ano.
?Acho que o primeiro piloto no grid fará uma média entre 220-223 mph, mas não dá para ter certeza disso pois ainda falta muitos dias para o Pole Day e até lá as montadoras vão trabalhar em seus motores. A projeção para a minha pole position esse não passa das 225 mph?, brincou Hélio Castro Neves. |