A primeira, sexta e sétima edições da 1000 Kilometros de Brasília, tiveram esta duração apenas no nome, já que nenhuma delas teve percorrida a quilometragem prevista.
Na edição inaugural da prova, em 1962, a organização considerou o traçado que ainda usava as principais vias da Capital Federal como tendo 8 mil, mas como na realidade a pista media apenas 7.200 metros, a corrida vencida por Antônio Carlos Aguiar e Antônio Carlos Avallone a bordo de um FNM 2000, acabou sendo encerrada depois de exatos 900 quilômetros.
Na sexta edição, em 1970, uma enorme balbúrdia causada pela tentativa de deixar de fora alguns carros que não foram bem na classificatória acabou fazendo com que a prova começasse com 3 horas de atraso, e como o seguro contratado vencia ao meio-dia do dia de 20 de abril de 1970, a quadriculada foi agitada nesse horário, quando os vitoriosos Marivaldo Fernandes e Emílio Zambello tinham percorrido 864 quilômetros a bordo de um Alfa Romeo GTA.
Em 1974, na sétima edição, a equipe de cronometragem perdeu totalmente o controle sobre o que estava acontecendo na pista, e a Direção de Prova acabou usando o aguaceiro que caía como pretexto para encerrar a disputa ? já travada no Autódromo Internacional ? quando os vencedores Paulo Gomes e Antônio Castro Prado haviam completado 821,250 metros com um Ford Maverick.
Enquanto não acontece a 21ª edição da ?1000 Kilometros? ? marcada para o próximo domingo ? você pode conferir mais histórias saborosas a respeito da competição, e saber tudo o que rolou na prova do ano passado no no especial,, e pode também conferir a formação do pódio de todas as edições usando este link. |