Disputado em 1984, o quarto e último Campeonato Brasileiro da Fórmula Fiat terminou num enorme engodo, com o promotor assegurando aos pilotos que poderiam comprar equipamentos, já que haveria um novo certame um ano mais tarde.
Como resultado, quem comprou chassis pôde jogá-lo no lixo, já que não houve certame, e em função do posicionamento diferente dos motores, os monopostos não podiam ser empregados no então fortíssimo Brasileiro da Fórmula Ford (que em breve terá sua história resgatada pelo Speed On Line ).
A primeira etapa do último Brasileiro de Fórmula Fiat foi disputada no dia 17 de junho, quando o paulista José Eduardo David foi o vencedor, terminando com a escolta do catarinense Renato Naspolini ? o campeão de 1981 ? e do também paulista Djalma Fogaça ? que hoje disputa o Brasileiro da Fórmula Truck.
Tendo como palco o mesmo Autódromo de Interlagos que havia sediado a prova de abertura, a segunda etapa, realizada no dia 1º de julho, teve as 12 voltas vencidas pelo estreante paulista Jindra Kraucher, que terminou escoltado por Djalma Fogaça e Ricardo Garcia.
A terceira prova do ano foi disputada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, no dia 8 de julho, quando as 20 voltas foram ganhas pelo ?local? Nelson Balestieri, que terminou seguido por Ricardo Garcia e Djalma Fogaça.
Também em Jacarepaguá aconteceu no dia 12 de agosto a quarta etapa do Brasileiro, onde o topo do pódio voltou a ser ocupado por Nelson Balestieri, que completou as 20 voltas totais adiante de Jindra Kraucher e Renato Naspolini.
Na quinta etapa, realizada novamente em Interlagos, quem ganhou foi José Eduardo David, que foi ao pódio em companhia de Nelson Balestieri e Jindra Kraucher.
No dia 14 de outubro o Autódromo de Jacarepaguá sediou a 6ª etapa, que teve as 20 voltas vencidas por Nelson Balestieri, que no momento da quadriculada tina a escolta de José Eduardo David e Djalma Fogaça.
Em clima de ?final de festa?, a prova válida pela 7ª etapa foi disputada em Interlagos no dia 28 de outubro, quando as 12 voltas totais foram vencidas por José Eduardo David, que completou aquela que seria a última prova do Brasileiro da Fórmula Fiat escoltado por Djalma Fogaça e Renato Naspolini.
A classificação final do campeonato mostrou Nelson Balestieri no topo da tabela, com 97 pontos; José Eduardo David mais uma vez foi o vice-campeão, marcando 75, contra 69 pontos
do terceiro colocado na tabela Jindra Kraucher.
» Leia também:
Veja os resultados das 26 corridas da história dos certames
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |