Os autódromos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e de Interlagos, em São Paulo, revezaram-se como sedes das 8 disputas que compuseram o terceiro Campeonato Brasileiro da Fórmula Fiat, realizado em 1983.
A primeira etapa aconteceu na pista carioca, no dia 27 de março, quando Átila Sippos venceu, fechando as 20 voltas totais com a escolta de Nelson Balestrieri e de Paulo Carcasci, que hoje é o promotor da Seletiva de Kart Petrobras.
No dia 15 de maio foi disputada a segunda etapa, disputa travada em Interlagos que teve as 12 voltas pelo traçado que ainda tinha 7,874 metros vencidas por José Eduardo David, que recebeu a preto e branca com a escolta de Aderbal Grillo e de Nelson Balestieri.
Outra vez em Jacarepaguá, a terceira etapa ? realizada em 28 de maio - foi vencida por José Eduardo David, que desta vez terminou adiante de Aderbal Grillo e de Ricardo Garcia.
Na quarta etapa, disputada em Interlagos no dia 26 de junho, Átila Sippos fechou as 12 voltas em 39min24s50, completando a corrida à frente de Nelson Balestrieri e Ricardo Garcia.
O esquema de alternância entre as pistas do Rio e São Paulo foi deixado um pouco de lado, cabendo ao traçado paulistano sediar também a 5ª etapa, disputa realizada no dia 3 de julho que Sippos venceu, recebendo a quadriculada adiante de David e de Balestrieri.
Se a pista de São Paulo sediou duas corridas consecutivas, o traçado carioca fez o mesmo, abrigando a sexta e sétima etapas, disputadas respectivamente nos dias 7 de agosto e 25 de setembro.
Nelson Balestieri venceu as 20 voltas da sexta etapa, seguido de José Eduardo David e Átila Sippos, este último o ganhador da rodada número 7 do certame, que teve David e Balestrieri fechando respectivamente a segunda e terceira posições.
A oitava e última etapa foi disputada no dia 27 de novembro em Interlagos, onde a vitória coube ao carioca Nelson Balestieri, que concluiu as 12 voltas adiante dos paulistas Atila Sippos e José Eduardo David.
A classificação final do campeonato consagrou Átila Sippos, que marcou 110, contra 97 pontos de José Eduardo David, e 94 de Nelson Balestieri.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |