Foi no Autódromo Internacional de Tarumã, na cidade gaúcha de Viamão, que a história do Campeonato Brasileiro de Fórmula Fiat começou a ser escrita, através da corrida disputada no dia 8 de novembro de 1981.
O paulista Victor Marrese foi quem largou na pole position, depois de percorrer os 3.016 metros do traçado em 1min13s37, andando à média de 147,984 km/h. Nas 16 voltas da corrida, quem se saiu melhor foi o catarinense de nascimento e curitibano de criação Maurício Gugelmin, que cruzou a linha de chegada adiante dos paulistas José Eduardo David e Luiz Scarpin.
A segunda etapa do campeonato aconteceu na mesma data, de novo terminando após pouco mais de 20 minutos, desta vez com Scarpin na primeira posição, escoltado por Gugelmin e David.
Na rodada dupla que valeu pela terceira e quarta etapas, disputada no Rio de Janeiro no dia 29 de novembro, ninguém conseguiu segurar Luiz Scarpin, que fechou as 9 passagens totais da primeira corrida escoltado por Maurício Gugelmin e Victor Marrese, resultado que idêntico ao da segunda disputa, que teve 21min08s04 de duração.
O rodada dupla que marcou o primeiro Campeonato Brasileiro da Fórmula Fiat aconteceu em Interlagos, no dia 6 de dezembro de 81, quando Maurício Gugelmin venceu a primeira corrida depois de sair na pole position e fazer a melhor volta, e assegurou o título com um ponto de vantagem em relação a Luiz Scarpin ao ser o segundo colocado na prova final, ganha por Victor Marrese.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |