|
Tony Kanaan repete vitória em Phoenix |
|
O brasileiro Tony Kanaan conquistou nesse domingo a vitória na "Copper World Indy 200", prova válida pela segunda etapa da Fórmula Indy e que foi disputada no Phoenix International Raceway. Foi a segunda vitória seguida do piloto da Andretti Green Racing no circuito localizado em pleno deserto do Arizona.
Tony Kanaan assumiu a liderança logo na primeira volta, deixando para trás o pole position Dan Wheldon ainda na segunda curva do circuito. Enquanto o brasileiro andava na frente, o norte-americano Sam Hornish Jr, saindo de quarto no grid, pulou para segundo e passou a acompanhar de perto Kanaan.
O piloto da Andretti Green Racing entrou nos boxes para sua primeira troca de pneus e reabastecimento na 68ª volta. Hornish fez a sua parada quatro passagens depois recolocando Kanaan na primeira colocação, agora com uma vantagem de aproximadamente quatro segundos.
Na volta de número 81, Sam Hornish Jr acabou errando na Curva 2 e bateu no muro, danificando a asa traseira do seu Dallara/Toyota e provocando a primeira intervenção da bandeira amarela na disputa. O piloto voltou aos boxes e os mecânicos da Team Penske tiveram que trabalhar rápido para trocar o aerofólio e retornou a pista com seis voltas de desvantagem.
Sem Hornish no seu encalço, Tony teve que passar a se preocupar com o desempenho do neozelandês Scott Dixon que se aproximava a cada volta da prova. O Safety Car voltou a neutralizar a disputa na 133ª volta por causa de um acidente que tirou da prova o norte-americano Ed Carpenter.
Nessa situação, todos os carros voltaram aos boxes para a segunda troca de pneus e reabastecimento e a equipe comandada por Michael Andretti trabalhou sem problemas para que Tony Kanaan permanecesse na frente, seguido por Dixon e Thomas Scheckter.
A terceira e última bandeira amarela aconteceu no 181º giro por causa de um múltiplo acidente envolvendo Robbie Buhl, Scheckter e Dario Franchitti. A relargada aconteceu faltando oito voltas para o final e restou ao brasileiro Tony Kanaan administrar sua posição para comemorar sua segunda vitória na Fórmula Indy, cruzando a linha de chegada com 534 milésimos a frente de Scott Dixon.
O outro brasileiro da competição, Hélio Castro Neves, enfrentou problemas com o desempenho de seu Dallara/Toyota e completou a disputa na sexta colocação.
Confira o resultado final da corrida:
1º) Tony Kanaan (BRA, Andretti Green Racing, D/H), 200 voltas
2º) Scott Dixon (NZL, Chip Ganassi Racing, G/T), a 0s534
3º) Dan Wheldon (ING, Andretti Green Racing, D/H), a 6s995
4º) Alex Barron (EUA, Cheever Racing, D/C), a 7s322
5º) Darren Manning (ING, Chip Ganassi Racing, G/T), a 7s578
6º) Hélio Castro Neves (BRA, Team Penske, D/T), a 8s916
7º) Bryan Herta (EUA, Andretti Green Racing, D/H), a 10s058
8º) Tora Takagi (JAP, Mo Nunn Racing, D/T), a 1 volta
9º) Buddy Rice (EUA, Team Rahal, G/H), a 2 voltas
10º) Greg Ray (EUA, Access Motorsports, G/H), a 2 voltas
11º) Kosuke Matsuura (JAP, Super Aguri Fernandez Racing, G/H), a 2 voltas
12º) Mark Taylor (ING, Panther Racing, D/C), a 2 voltas
13º) Scott Sharp (EUA, Kelley Racing, D/T), a 3 voltas
14º) A.J. Foyt IV (EUA, A.J. Foyt Enterprises, D/T), a 3 voltas
15º) Sam Hornish Jr. (EUA, Team Penske, D/T), a 5 voltas
16º) Tomas Scheckter (AFS, Panther Racing, D/C), acidente
17º) Dario Franchitti (ESC, Andretti Green Racing, D/H), acidente
18º) Robbie Buhl (EUA, Dreyer & Reinbold Racing, D/C), acidente
19º) Ed Carpenter (EUA, Cheever Racing, D/C), acidente
20º) Adrian Fernandez (MEX, Fernandez Racing, G/H), câmbio |
 |
Luiz Rodrigues |
|