|
Em 93, o penúltimo suspiro de um campeonato |
|
Já com os grids que dificilmente reuniam dez carros, e sem o patrocínio da Shell (que nos anos fortes do certame era o chamado ?Title Sponsor?), o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos teve sua última temporada disputada em 1993, tendo acontecido apenas graças ao fato da Ford ter decidido ?bancar? as despesas, colocando as corridas do BMP como preliminares das do Campeonato Brasileiro da Fórmula Ford (assunto que o Speed On Line vai tratar em breve).
Na ocasião, a Ford formava uma ?Joint Venture ? com a Volkwagen, através da qual cada marca mantinha seus produtos a venda nas respectivas Redes de Concessionárias, mas ações de administração e logística eram desenvolvidas conjuntamente.
Mas, deixando de lado os detalhes quanto à Autolatina ? como era chamada a ?Joint Venture ? que durou de 1987 a 1995 ?, vamos tratar do penúltimo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
Sem o envolvimento das montadoras, e da maioria dos Pilotos de renome que estas contratavam, o certame de 1993 teve a primeira de suas 8 corridas disputada em Tarumã, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio, quando a dupla Luiz Alberto de Castro/Valdir Buneder foi ao topo do pódio pilotando um modelo Escort da Ford.
Em Interlagos, no dia 30 do mesmo mês (maio), a segunda etapa foi vencida pelos cariocas Augusto ?Guga? Ribas/Sílvio Crema, que competiram a bordo de um VW Voyage (não havia nenhum tipo de restrição quanto ao uso de outras marcas, apesar do patrocínio da Ford).
A terceira etapa, disputada em Curitiba no dia 11 de julho, foi vencida por Gastão Weigert/Cláudio Girotto Fº, que conduziram um modelo Apolo da Volks (construido com a mesma base do Verona da Ford, por conta da associação das montadoras na Autolatina).
Na segunda metade do campeonato começou o domínio esmagador dos Escort, e da dupla Andréas Mattheis/Paulo Júdice, que conquistou o título de Pilotos graças aos triunfos alcançados em Brasília - no dia 15 de agosto -, em Guaporé ? dia 17 de outubro -, em Interlagos ? na penúltima etapa, dia 14 de novembro -, e na 8ª prova do ano, realizada em Goiânia em 12 de dezembro.
O modelo Escort da campeã de Marcas Ford foi o carro usado também pelos ganhadores da quinta etapa, Egon Herzfeldt/Vicente Daudt que chegaram na frente em Goiânia no dia 5 de setembro. |
 |
Jorge Kraucher |
|