Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Em 93, o penúltimo suspiro de um campeonato
Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2004
 
Já com os grids que dificilmente reuniam dez carros, e sem o patrocínio da Shell (que nos anos fortes do certame era o chamado ?Title Sponsor?), o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos teve sua última temporada disputada em 1993, tendo acontecido apenas graças ao fato da Ford ter decidido ?bancar? as despesas, colocando as corridas do BMP como preliminares das do Campeonato Brasileiro da Fórmula Ford (assunto que o Speed On Line vai tratar em breve).

Na ocasião, a Ford formava uma ?Joint Venture ? com a Volkwagen, através da qual cada marca mantinha seus produtos a venda nas respectivas Redes de Concessionárias, mas ações de administração e logística eram desenvolvidas conjuntamente.

Mas, deixando de lado os detalhes quanto à Autolatina ? como era chamada a ?Joint Venture ? que durou de 1987 a 1995 ?, vamos tratar do penúltimo Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Sem o envolvimento das montadoras, e da maioria dos Pilotos de renome que estas contratavam, o certame de 1993 teve a primeira de suas 8 corridas disputada em Tarumã, no Rio Grande do Sul, em 9 de maio, quando a dupla Luiz Alberto de Castro/Valdir Buneder foi ao topo do pódio pilotando um modelo Escort da Ford.

Em Interlagos, no dia 30 do mesmo mês (maio), a segunda etapa foi vencida pelos cariocas Augusto ?Guga? Ribas/Sílvio Crema, que competiram a bordo de um VW Voyage (não havia nenhum tipo de restrição quanto ao uso de outras marcas, apesar do patrocínio da Ford).

A terceira etapa, disputada em Curitiba no dia 11 de julho, foi vencida por Gastão Weigert/Cláudio Girotto Fº, que conduziram um modelo Apolo da Volks (construido com a mesma base do Verona da Ford, por conta da associação das montadoras na Autolatina).

Na segunda metade do campeonato começou o domínio esmagador dos Escort, e da dupla Andréas Mattheis/Paulo Júdice, que conquistou o título de Pilotos graças aos triunfos alcançados em Brasília - no dia 15 de agosto -, em Guaporé ? dia 17 de outubro -, em Interlagos ? na penúltima etapa, dia 14 de novembro -, e na 8ª prova do ano, realizada em Goiânia em 12 de dezembro.

O modelo Escort da campeã de Marcas Ford foi o carro usado também pelos ganhadores da quinta etapa, Egon Herzfeldt/Vicente Daudt que chegaram na frente em Goiânia no dia 5 de setembro.

Confira também:
As corridas, e os vencedores do último BMP
BMP: Confira todos os campeões
Marcas: todos os carros que venceram no BMP
Pilotos: todos os vencedores do Brasileiro
Mattheis e VW foram os grandes nomes na história do BMP
Em 1994, o fim da história do BMP
As corridas, e os vencedores do 11º BMP
As corridas, e os vencedores no "Ano 10" do campeonato
Os Ford Escort dividiram as vitórias com os Voyage em 92
As corridas, e os vencedores no "Ano 9" do campeonato
Apenas os Voyage venceram em 1991
As corridas, e os vencedores no "Ano 6" do campeonato
As corridas, e os vencedores no "Ano 8" do Brasileiro de Marcas e Pilotos
Quase só os VW venceram no ?ano 8? de Marcas e Pilotos
As corridas, e os vencedores no "Ano 7" do campeonato
Apenas motores aspirados na temporada de 1989
Interlagos abriu e encerrou do ?ano 6? do BMP
As corridas, e os vencedores no "Ano 5" do Brasileiro de Marcas e Pilotos
Houve divisão entre Turbos e Aspirados a partir de 1987
As provas, e os vencedores no "Ano 4" do campeonato
Prova no Rio abriu o campeonato de 1986
As provas, e os vencedores no "Ano 3" do campeonato
Campeonato de 1985 novamente começou em Interlagos
As corridas, e os vencedores no "Ano 2" do campeonato
Grids lotados marcaram o segundo ano do Brasileiro de Marcas e Pilotos
As corridas, e os vencedores no "Ano 1" do campeonato
Marcas e Pilotos: um passeio pelo tempo
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados