Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Marcas e Pilotos: um passeio pelo tempo
Segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2004
 
Enquanto Antonio de Souza finaliza os preparativos para a volta do certame da categoria ? que sob a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo vai ter dez corridas em 2004, a primeira delas no dia 21 de março, em São Paulo ?, nós vamos voltar no tempo, trazendo um pouco da história do ?velho? Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que foi disputado entre os anos de 1983 e 1994.

O enfrentamento entre os modelos da Fiat (o 147) e Volkswagen (com o Voyage) marcou o ?ano 1? de disputas do Brasileiro de Marcas e Pilotos, que começou com a ?6 Horas de Interlagos?, no dia 6 de junho, e terminou também no circuito da capital paulistana, com a ?12 Horas?.

Pilotando um Fiat 147, a dupla paulista Luiz Paternostro/Xandy Negrão ganhou a ?6 Horas de Interlagos?, cabendo a vitória na segunda corrida, a ?12 Horas do Rio de Janeiro? - disputada no dia 10 de julho -, ao trio formado pelo mineiro Toninho da Matta, pelo carioca Jorge de Freitas, e pelo italiano radicado em São Paulo Giuseppe Marinelli.

Na ?12 Horas de Goiânia?, disputada no dia 31 de julho, o topo do pódio foi ocupado pelos gaúchos Paulo Hoerlle, Antônio Miguel Fornari e Carlos Pettry, que deram a terceira vitória consecutiva para os modelos 147 da Fiat no certame.

Veio a ?1000 Kilometros de Brasília?, prova realizada no dia 4 de setembro onde o triunfo foi da dupla formada pelos também gaúchos Renato Conill e Aroldo Bauermann, que conquistaram o primeiro triunfo para o modelo Voyage da Volks.

A penúltima corrida foi a ?12 Horas de Tarumã?, disputa ganha por Giuseppe Marinelli em dupla com o também paulista Claudio Girotto, com um Fiat 147. Finalmente a ?12 Horas de Interlagos?, prova disputada no dia 12 de novembro que os representantes de São Paulo Toni Rocha e Armando Balbi ganharam com um Voyage.

A festa pelo título, porém, teve sabor de pão de queijo, quer no certame de pilotos, onde quem levou a melhor foi Antonio da Matta, o ?Toninho? (pai do atual piloto da equipe Toyota de F-1 Cristiano), quer na marca, já que o troféu acabou indo parar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde a Fiat havia se instalado em 1978.

Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/02 - As corridas, e os vencedores do último BMP
 27/02 - BMP: Confira todos os campeões
 27/02 - Marcas: todos os carros que venceram no BMP
 27/02 - Pilotos: todos os vencedores do Brasileiro
 27/02 - Mattheis e VW foram os grandes nomes na história do BMP
 27/02 - Em 1994, o fim da história do BMP
 25/02 - As corridas, e os vencedores do 11º BMP
 25/02 - Em 93, o penúltimo suspiro de um campeonato
 21/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 10" do campeonato
 21/02 - Os Ford Escort dividiram as vitórias com os Voyage em 92
 20/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 9" do campeonato
 20/02 - Apenas os Voyage venceram em 1991
 19/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 8" do Brasileiro de Marcas e Pilotos
 19/02 - Quase só os VW venceram no ?ano 8? de Marcas e Pilotos
 18/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 7" do campeonato
 18/02 - Apenas motores aspirados na temporada de 1989
 15/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 6" do campeonato
 15/02 - Interlagos abriu e encerrou do ?ano 6? do BMP
 14/02 - As corridas, e os vencedores no "Ano 5" do Brasileiro de Marcas e Pilotos
 14/02 - Houve divisão entre Turbos e Aspirados a partir de 1987

1 2

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados