Em função das reformas pelas quais Interlagos passava para receber a Fórmula 1 em 1997, a Mil Milhas acabou sendo transferida para Brasília, o que fez com que a 26ª edição da competição entrasse para a história como a primeira a realizar-se fora de São Paulo.
O tricampeão Mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet estava determinado a não permitir que ninguém lhe estragasse a festa no circuito ao qual empresta seu nome, daí ter inscrito na competição um McLaren F1/BMW que pilotou em trio completado pelo inglês Steve Soper e pelo venezuelano Johnny Cecotto.
A estratégia de Piquet deu mais que certo, tanto que ele e seus companheiros fizeram a festa no topo do pódio depois de aplicarem uma verdadeira ?surra? de nada menos que 21 voltas de vantagem em relação aos segundos colocados André Lara Resende/Régis Schusch/Maurízio Sala, que correram com um Porsche 911.
O show de velocidade do McLaren/BMW valeu a Piquet/Soper/Cecotto o menor tempo de duração de uma Mil Milhas - 10h05m10s789 ? e, em conseqüência, a mais alta média horária da história, com 159,587 km.
Colaborou Napoleão Augusto Ribeiro |