|
IRL: Daré confirmou expectativa |
|
O brasileiro Aírton Daré confirmou suas expectativas e obteve a quinta colocação na sexta etapa da Indy Racing League, disputada nesse domingo em Pikes Peak. Segundo colocado nessa mesma prova no ano passado, o piloto de Bauru chegou a temer por suas chances quando um vazamento na bomba de gasolina de seu carro o impediu de participar do treino de aquecimento, mas uma estratégia ousada lhe permitiu ganhar nove posições ao longo das 200 voltas da prova e o recolocou entre os 10 primeiros na classificação provisória do campeonato.
Daré enfrentou dificuldades já na classificação, quando a falta de estabilidade de seu G-Force/Oldsmobile o relegou a um discreto 14º lugar no grid. Em vista disso, o Team Xtreme decidiu mudar o acerto do carro e testá-lo no warm up, o treino que antecede a prova, mas não foi possível. Dada a largada, Daré verificou que as mudanças tinham provocado o efeito oposto: o carro saía de frente intensamente, mas as correções feitas nas duas paradas de reabastecimento deram certo e, durante a recuperação, ele fez a sexta melhor volta da prova, com 21s849 (média de 265,160 km/hora), a menos de 0s4 da volta mais rápida da corrida, de Billy Boat, com 21s486 (269,639 km/h).
"Foi um fim de semana sofrido, mas o bom resultado compensou", afirmou Daré após a bandeirada. "No começo, como a frente do carro se recusava a entrar nas curvas, eu tinha de desacelerar e perdia velocidade. Na primeira parada, o engenheiro aumentou a inclinação dos aerofólios dianteiros e o carro ficou perfeito durante cinco voltas, mas depois voltou a sair de frente. Na segunda, pedi a ele que aumentasse bem mais a inclinação e então o carro ficou muito bom. Descontei uma volta dos líderes, passei o Felipe Giaffone e o Eddie Cheever e cheguei ao quinto lugar. Poderia ter sido muito melhor se meu carro estivesse bom desde a largada, mas isso é uma coisa que minha equipe ainda não conseguiu nesse ano. Em seis corridas, ainda não teve nenhuma em que eu tivesse um carro bom desde as primeiras voltas", queixou-se. |
 |
Luiz Rodrigues |
|