O sonho dos holandeses Jan Lammers/Val Hillebrand/Donny Crevels de completar numa boa colocação a 69ª edição da 24 Horas de Le Mans acabou exatamente às 06h46 da madrugada na França, 1h46 minutos deste domingo em Brasília.
O Dome S101-Judd número 9, que por absoluta falta de patrocínio acabou sendo pintado inteiramente com o preto e branco característico da bandeira de chegada usada nas pistas começou a disputa no "Circuit de la Sarthe" rendendo muito bem, o que permitiu que o trio brigasse pela primeira posição nas voltas iniciais, antes que caísse a primeira chuva forte sobre o circuito.
Quando o aguaceiro começou a despencar sobre os 13,600 metros do traçado, os representantes da terra dos moinhos de vento mantinham as esperanças de continuar bem na prova, especialmente depois de superarem o Audi R8 número 2 dos pole positions Laurent Aiello/Rinaldo Capello/Christian Pescatori no momento em que a máquina alemã entrou na área de serviços para instalar pneus e ajustar o set up para piso molhado.
Com os três pilotos se revezando, os problemas para a equipe que foi denominada "Racing for Holland" começaram quando o carro foi um dos muitos a rodar no momento da ocorrência da segunda chuva forte, quando a prova tinha realizadas cerca de 4 horas. Depois disto, Hillebrand acabou permanecendo muito tempo parado na área de serviço, o que relegou o trio à posições intermediárias, com várias voltas atrás dos líderes, aniquilando qualquer chance de recuperação.
O final da história aconteceu quando o mesmo Hillebrand teve de parar o carro na área ao lado da Curva Mulsanne, sem condições de prosseguir.
Em decorrência deste abandono passaram a ser 26 os carros ainda na pista.
colaborou Gérard Estier
|