|
Floripa deve abrigar uma festa de velocidade no final de semana |
Quarta-feira, 19 de Novembro de 2003 |
|
Se a incompetência da Centrais Elétricas de Santa Catarina não se fizer presente outra vez, o final de semana promete ser de muita festa em Florianópolis, onde o circuito de rua armado na Baía Sul vai sediar as provas semifinais do Campeonato Brasileiro da Fórmula Renault e da Copa Clio Brasil.
Caso os responsáveis pelo serviço de fornecimento de energia elétrica fizerem decentemente aquilo para o que cobram (e caro, diga-se de passagem), o espetáculo estará garantido, já que vai ficar por conta daqueles que tem sob suas mãos os volantes dos monopostos e carros de turismo, que desta vez vão competir num traçado que recebeu melhorias no aspecto de segurança em relação ao ano passado, quando Fórmula Renault e a Copa Clio tiveram disputadas as provas válidas pela nona etapa de seus certames de estréia em nosso país.
?As barreiras de pneus foram reforçadas. Eles estão agora parafusados uns aos outros, para que se mantenham unidos mesmo em caso de acidente. Além disso, em quatro pontos do circuito foram instaladas lavadeiras, ao invés de simplesmente estreitar a pista com pneus. Acredito que essas novidades deixarão o traçado mais seguro, sem comprometer o tempo de volta. A média horária deve permanecer a mesma?, disse Antônio de Souza, um dos organizadores do Renault Speed Show.
Como foi no ano passado
Fórmula Renault e Copa Clio usaram o traçado urbano da Baía Sul em Floripa para as provas disputadas no dia 17 de novembro do ano passado.
A corrida dos monopostos com paulista Renato Jader David na frente, graças à marca de 1min02s078 (média de 140,33 km/h) fechada na classificatória. Durante a disputa, Jader David consegui esquivar-se de alguns ?enroscos? dos adversários, estando na frente no complemento da 26ª e última volta, quando, com o Safety Car na pista, tinha 2s970 de vantagem em relação ao segundo colocado Sérgio Jimenez, e uma dianteira de 4s342 sobre o terceiro colocado, Gustavo Sondermann, também de São Paulo.
Sérgio Jimenez - que viria a sagrar-se campeão da temporada - fez a volta mais rápida da prova que durou 37min06s395 ao fechar o 21º giro em 1min02s730, à média de 138,88 km/h.
Já a prova da Copa Clio Brasil começou com o carioca Pedro Palhares na pole position, estabelecida com a marca de 1min17s811, à média de 111,96 km/h. Nas 26 voltas totais, a vitória ficou para o paulista Vicente Siciliano, que depois de 41min04s028 recebeu a quadriculada 1s586 adiante de Elias Nascimento Jr., do Rio de Janeiro, e 3s307 adiante de Palhares.
A melhor volta foi completada pelo paulista André Bragantini, que na 15ª passagem andou à média de 110,71 km/h, fechando a marca de 1min18s685.
Na programação deste final de semana, a Fórmula Renault estará cumprindo a 11ª e penúltima etapa de seu certame, a corrida de número 21 de sua história no Brasil. Já a prova da Copa Clio - também semifinal da temporada 2003 -, será válida pela 8ª etapa do calendário, e será a competição número 19 da categoria em nosso país. |
 |
Jorge Kraucher |
|