|
Solberg vence na Inglaterra e fatura o título do WRC |
|
O norueguês Petter Solberg conquistou o título do Campeonato Mundial de Rali (WRC) ao vencer o Rali da Grã-Bretanha, 14ª e última etapa da temporada que foi disputada nesse final de semana. O piloto da Subaru manteve-se na frente durante os três dias da prova e completou as 18 especiais a frente do francês Sebastien Loeb.
Solberg chegou à Inglaterra com apenas um ponto de desvantagem sobre Loeb, que estava empatado na liderança da competição junto com seu companheiro na Citröen, o espanhol Carlos Sainz. Este abandonou a disputa logo na segunda especial após sofrer um acidente com seu Xsara.
Beneficiado pelos pneus Pirelli, que se mostraram a melhor opção nas estradas de barro inglesas, Solberg em nenhum momento teve sua liderança ameaçada e, durante todas as especiais, mostrava que tinha o controle da situação. Por outro lado, Loeb teve seu rendimento prejudicado pelas ordens da equipe Citröen, que definiu o título dos construtores como sua prioridade.
Nas três especiais disputadas nesse domingo, já com o título praticamente definido a seu favor, a Citröen permitiu que Sebastien Loeb arriscasse, chegando a reduzir a diferença em mais de nove segundos. Mas, com 32 segundos de vantagem, e já no final da disputa, restou a Sohlberg manter a tranqüilidade para faturar seu primeiro título no Campeonato Mundial de Rali.
Confira os dez primeiros do Rali da Grã-Bretanha:
1º) Petter Solberg (NOR, Subaru Impreza), 3h28s58s1
2º) Sebastien Loeb (FRA, Citröen Xsara), a 43s6
3º) Tommi Makinen (FIN, Subaru Impreza), a 2m58s8
4º) Colin McRae (ESC, Citröen Xsara), a 5m28s1
5º) Francois Duval (FRA, Ford Focus), a 7m16s1
6º) Freddy Loix (BEL, Peugeot 206), a 8m06s5
7º) Manfred Stohl (AUT, Peugeot 206), a 8m48s4
8º) Roman Kresta (RCH, Peugeot 206), a 9m02s6
9º) Juuso Pykalisto (FIN, Peugeot 206), a 9m53s6
10º) Jari-Matti Latvala (FIN, Ford Focus), a 12m25s3 |
 |
Luiz Rodrigues |
|