No complemento da 5ª das 24 horas totais de disputas programadas para a prova que está acontecendo no "Circuit de la Sarthe", a chuva finalmente deu uma trégua, mas nuvens bastante carregadas ainda estão sobre o traçado da localidade que dista cerca de 190 quilômetros de Paris.
Os Audi R8 números 1, de Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen, 2, de Laurent Aiello/Rinaldo Capello/Christian Pescatori, e 3, de Johnny Herbert/Ralf Kelleners/Didier Theys estão nas três principais colocações, repetindo, pelo menos até o momento, o "1-2-3" que as máquinas desenvolvidas pela fábrica alemã conquistaram na prova do ano passado, a 68ª na história da 24 Horas, que foi disputada pela primeira vez em 1923.
Quando foi completada a 5ª hora de disputas, os líderes haviam fechado 63 voltas, uma a mais que o carro segundo colocado, e duas a mais que a máquina ocupante da terceira colocação.
Um incêndio no carro, que no momento era conduzido por Guy Smith, tirou o Bentley número 7 da corrida, o que alijou as chances do trio que era completado por Martin Brundle e Stephane Otrelli. Para os fãs da marca que venceu a 24 Horas em 1930, e que viu Martin Brundle/Stephane Otrelli/Guy Smith liderarem algumas passagens neste sábado, restava o consolo de ver o carro número 8 ocupando a quarta posição, conduzido por Andy Wallace/Butch Leitzinger/Eric Van de Poele, que na 5ª hora de competição tinham duas voltas de desvantagem em relação aos líderes.
O Cadillac NorthstarLMP número 5 conduzido pelo belga Marc Goossens bateu contra a barreira de proteção da Curva Mulsanne, mas, ainda rodando, voltou para a disputa. Com problemas na suspensão causados pelo impacto, o carro voltou a bater na Curva Arnage, o que inviabilizou a continuidade na disputa da máquina que tinha como pilotos ainda os franceses Eric Bernard e Emmanuel Collard. Groosens foi removido para o ambulatório do circuito, de onde depois de passar por exames de rotina, foi liberado.
Quem também visitou a barreira de pneus foi o Ascari A410-Judd do trio formado pelo francês Xavier Pompidou, pelo canadense Scott Maxwell e pelo representante de Luxemburgo Klaas Zwart, que não tiveram outra alternativa que não deixar a corrida.
Pela categoria LMP675 a liderança estava em poder de Mark Blundell/Julian Bailey/ Kevin McGarrity, que ocupavam a oitava posição na classificação geral com o MG EX257 Lola. O melhor carro pela divisão GTS era o Chevrolet Corvette C5-R de Ron Fellows/Johnny OConnell/Scott Pruett, e a liderança na classe GT seguia em poder do trio italiano Gabrio Rosa/Fabio Babini/Luca Drudi, que conduzem o Porsche 911 GT3RS número 83.
|