|
Confira o perfil de Tonny Renna |
|
Tony Renna, piloto de 26 anos que faleceu nesta quarta-feira quando o G-Force/Toyota da equipe Chip Ganassi Racing de Fórmula Indy bateu contra o muro de proteção do circuito de Indianápolis, onde realizava seu primeiro treino pelo time, estava no mundo da velocidade desde 1983, quando estreou nas pistas competindo com Karts.
Em 1993, o piloto natural da Flórida estreou nas provas de monopostos, correndo no certame da Fórmula Ford promovido pela Escola de Pilotagem Skip Barber, a mesma pela qual disputou três provas da Fórmula Barber Dodge Pro em 1995.
Em 1995, Renna conquistou o título na ?Big Scholarship?, o que lhe carimbou o passaporte rumo ao certame da ?Barber Dodge Pro Series? em 1996, ano em que faturou o reconhecimento como melhor estreante da categoria depois de ter conquistado duas pole positions, e ter terminado três provas entre as três melhores posições.
Ainda em 1996, Tony Renna representou o ?Valvoline Team USA? na Copa das Nações da Fórmula Opel, deixando o circuito inglês de Donington Park com a medalha de prata.
Ainda naquela temporada, correu na divisão ?B? da Fórmula 3 Inglesa, onde saiu na pole position três vezes, venceu uma corrida, e fez a melhor volta em duas oportunidades, além de ter conquistado um recorde3 de pista.
De volta às competições em seu país natal, Renna voltou à ?Barber Dodge Pro Series?, onde marcou duas pole positions nas 7 corridas das quais participou em 1997.
Em 1998 competiu na extinta Fórmula Indy Lights, onde competiu também no ano seguinte, pela PacWest Racing, mesma equipe que defendeu em 2000, quando foi o quinto colocado no campeonato depois de ter alcançado como melhores resultados três terceiras posições.
Em 2001 disputou duas corridas no Campeonato Norte-americano de Turismo, tendo disputado sua primeira prova pela Fórmula Indy no ano passado, quando substituiu Al Unser Junior em duas provas disputadas em Julho, pela mesma Kelley Racing na qual disputou as cinco últimas etapas do campeonato.
A melhor posição de Renna em sua passagem pela Fórmula Indy ? onde defenderia a Chip Ganassi na próxima temporada ? foi a quarta, conquistada na prova de Michigan no ano passado. |
 |
Jorge Kraucher |
|