Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba mais sobre as participações da Ferrari em nossas provas
Terça-feira, 21 de Outubro de 2003
 
Exceto nas provas da Fórmula 1 e no Torneio GT promovido por Nelson Piquet em 1996, carros da marca Ferrari tiveram participação em grandes corridas de caráter internacional, a última delas na Mil Milhas de 1970.

A primeira participação de destaque de um modelo produzido em Maranello nas nossas competições aconteceu no ?GP IV Centenário?, disputado no Rio de Janeiro no dia 19 de setembro de 1965, quando Camilo Christófaro usou um Ferrari 250 GTO para superar os à época imbatíveis Abarth Simca de Jayme Silva e Ciro Caires nas corridas na Barra da Tijuca.

O carro com o qual Cristófaro ganhou a ?IV Centenário?, depois foi vendido ao carioca Paulo César Newlands, que participou de algumas poucas competições regionais no Rio de Janeiro, com destaque para a vitória alcançada no Circuito de Petrópolis em 1967.

Em 1970 aconteceu a última participação de um carro da marca do ?Cavallino Rampante? numa competição de caráter nacional. Foi 10ª Mil Milhas, disputada no dia 22 de novembro, quando um modelo 512S foi inscrito para ser pilotado pelos italianos Giampiero Moretti e Corrado Manfredini.

Aquela prova começou debaixo de muita chuva, algo que acabou atrasando os italianos na largada tipo Le Mans. O atraso, porém, foi recuperado já nas primeiras horas da madrugada, depois dos pilotos da ?Macchina? terem feito uma série sensacional de ultrapassagens, até assumirem a liderança.

Quando tudo indicava que Moretti e Manfredini venceriam com facilidade, surgiu um defeito no sistema de alimentação do carro, o que custou uma permanência nos boxes de quase duas horas.

Já sem chances de alcançarem os líderes e vencedores Abílio e Alcides Diniz, os italianos decidiram retornar à pista para desfilar a potência do motor Ferrari pelos 7.960 metros do circuito de Interlagos, o que acabou lhes valendo diversas vezes a melhor volta, a mais rápida delas fechada em 2min58s5, andando à média de 160,548 km/h.

Depois da Mil Milhas, o Ferrari 512S participou da terceira e quarta etapas da ?Copa Brasil?, terminando ambas as corridas ? também disputadas em 1970 ? na segunda posição, as duas vezes atrás do Lola T210 de Emerson Fittipaldi.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 30/10 - Revisadas e atualizadas, as tabelas completas estão no ar
 27/10 - Apenas uma categoria terá título decidido em Viamão
 26/10 - Temperatura dentro do carro era de 71ºC, contou Boni
 26/10 - Vencedores na ?II? correram apenas com a quarta marcha
 26/10 - Mais fotos da ?500 Km? estão na Galeria
 26/10 - Campeonato do próximo ano terá seis corridas
 26/10 - Pinheiro/Mário Moreira Neto já são campeões pela ?IV?
 26/10 - Marote já comemora o título na ?III?
 26/10 - Ferreira Jr/Malta/Weiss seguem na frente pela ?II?
 26/10 - Boni é o líder isolado. Vencedores do Rio são os vice-líderes
 26/10 - O resultado final da Categoria IV
 26/10 - O resultado final da Categoria III
 26/10 - O resultado final da Categoria II
 26/10 - O resultado final da Categoria I
 26/10 - Diniz/Paulão/Pedro venceram a "500 Km do Rio de Janeiro"
 26/10 - 500 Km chega na reta final com Mercedes na frente
 26/10 - Acidente com BMW quase tira Maverick da corrida
 26/10 - Problemas elétricos eliminaram o Tango da disputa no Rio
 26/10 - Quebra do homocinética foi a causa do abandono do #29
 26/10 - Fogo tira o protótipo MCR/VW da corrida em Jacarepaguá

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados