Não há exagero algum em dizer que a 3ª edição da ?500 Kilometros do Rio de Janeiro? marcou a última vez em que a prova aconteceu dentro da fase romântica do automobilismo, já que em suas edições seguintes, a competição integrou os calendários do altamente profissional Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, como veremos nas próximas reportagens.
A última ?500 Km? da fase romântica, disputada no dia 4 de agosto de 1968 no Autódromo de Jacarepaguá, teve o grid foi formado por 23 carros, dentre os quais o destaque acabou sendo o Alfa Romeo GTA da dupla paulista Emílio Zambello/Francisco Lameirão, que fechou 149 voltas após 4h21min56s0, andando à média de 114,680 quilômetros horários para receber a quadriculada com um giro de vantagem em relação a Luís Pereira Bueno/Bird Clemente, que fecharam a segunda posição a bordo de um Bino Mk II/Renault.
Também de São Paulo eram as duplas que concluíram a prova na terceira e quarta colocações, respectivamente formadas por Eduardo Celidônio/Carlos Sgarbi (que competiram com um Karmann Ghia Corvair), e Ugo Galina/Jayme Silva, que participaram da disputa com um FNM 2000 JK, cruzando a linha final adiante dos cariocas Heitor Palhares/Maurício Chulan, que pilotaram um Willys Interlagos. |