Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Um encontro multilínguas em Le Mans
 
Qual é a língua oficial de Le Mans?

Para quem respondeu o francês, acertou, mas apenas parcialmente. Verdade que na região onde está o "Circuit de la Sarthe" o francês é falado durante praticamente todo o ano, mas esta realidade muda um pouco na semana em que acontece a 24 Horas.

Pela multiplicidade de países representados na corrida, a semana de realização da prova de longa duração mais badalada do planeta acaba sendo também uma semana onde múltiplas línguas são faladas, até mesmo o francês.

Dentro e ao redor dos boxes, o clima mais parece de convenção da ONU. Há mesmo times onde acontece uma mistura inimaginável, como por exemplo na equipe do carro número 2, a Audi Sport North America.

O alemão é em tese a língua mais falada dentro da equipe, que afinal representa uma fábrica germânica. Acontece que a presença de técnicos norte-americanos dá uma certa "forçada" para que o inglês seja a língua usada.

Mas há dois pilotos italianos na condução do Audi R8: Rinaldo Capello e Christian Pescatori, e um deles é francês, Laurent Aiello, que se pudesse escolher iria se comunicar apenas na língua oficial de Le Mans.

Para evitar confusões, e para que todos se entendam, foi convencionado que a língua oficial nas comunicações entre os diversos pilotos e os técnicos é o inglês.

Quando terminam os treinos, e os pilotos passeiam pelo Paddock, cada um volta a conversar na língua de seu país de origem.

O inglês foi adotado também como língua padrão dentro da Dick Barbour Racing, equipe norte-americana que estará representada na pista pelo Reynard 01Q-LM - Judd
número 36.

Se a língua da terra de Queen Elizabeth não fosse adotada, o trabalho dentro dos boxes seria uma verdadeira loucura, já que um dos pilotos é belga (Didier de Radigues), o outro é alemão (Sascha Maassen) e o terceiro é japonês (Hideshi Matsuda).


Dentro dos boxes do carro número 72, um Porsche 911 GT3-RS, não houve qualquer tipo de dúvida quanto a que língua adotar, já que tanto o trio de pilotos Hideo Fukuyama, Atsushi Yogo e Kazuyuki Nishizawa, quanto a equipe, a Team Taisan Advan, são japoneses.
colaborou Gérard Estier
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados