Quando os carros da Stock Car alinharem para a corrida válida pela 10ª das 12 etapas totais previstas pelo calendário 2003, no próximo domingo, a categoria estará pronta a iniciar a disputa de sua 24ª prova no Distrito Federal, a de número 271 de sua história.
Com a briga pelo status de melhor da temporada cada vez mais quente, a prova em Brasília deve ser repleta de emoções, assim como foi nas demais vezes em que a categoria passou pela Capital da República, a primeira delas no dia 23 de junho de 1979 ? no ano 1 da categoria -, quando o topo do pódio foi ocupado por Affonso Giaffone Jr. , o ?Affonsão?.
Em 1980 aconteceram duas provas da categoria por lá, a primeira delas ? disputada no dia 1º de maio -, vencida pelo cearense de nascimento e goiano por opção Alencar Júnior, e a outra ? disputada no dia 19 de outubro -, ganha por José Própspero Giaffone, o ?Zeca?, hoje o responsável tanto pela construção dos chassis da categoria quanto pela manutenção de seu potentes motores V8.
Nas 23 corridas já disputadas em Brasília ? a última até agora no dia 29 de setembro do ano passado, quando Beto Giorgi chegou na frente -, quem mais vezes venceu foi Paulo de Mello Gomes, o ?Paulão?, que chegou na frente em 7 ocasiões.
O primeiro triunfo de Paulão aconteceu na 5ª visita da categoria à Capital Federal, no dia 04 de abri de 1982, enquanto seu último triunfo foi festejado na 21ª prova da categoria em solo brasiliense, no dia 7 de julho de 1998.
O segundo colocado no ranking dos pilotos que mais triunfos alcançaram na prova brasiliense é Ingo Hoffmann, com seis conquistas, a primeira em 6 de maio de 1984 ? na 8ª prova da categoria ?, e a última no dia 10 de junho de 2001, numa prova onde a tônica foi a emoção, já que o cearense de nascimento e goiano de criação Laércio Justino faleceu ao sofrer um acidente no último treino livre da sexta-feira. |