|
O "circo" vai correr pela 21ª vez em solo nipônico |
|
O Japão, país que já chegou a sediar duas corridas do ?circo? dentro de um mesmo ano, por força da disputa em seu território também dos GPs do Pacífico em 1994 e 1995, sedia neste final de semana pela 21ª uma prova da Fórmula 1, disputa que deve fazer com que o alemão Michael Schumacher atinja um feito jamais alcançado por qualquer outro piloto: o alcance do hexacampeonato.
A história das passagens do ?circo? pela Terra do Sol Nascente teve sua primeira página escrita em 1976, no Fuji International Speedway, um traçado onde as 73 voltas do GP que teve a participação de 25 carros começaram e terminaram com o norte-americano Mário Andretti na frente, a bordo de um Lotus 77/Ford.
O circuito de Fuji viria a sediar ainda mais um Grande Prêmio, em 1977, quando outra vez Andretti largou na pole position, e quando o inglês James Hunt ganhou a disputa com um McLaren M26/Ford.
Já tendo como palco o Autódromo de Suzuka, o Japão recebeu sua terceira corrida da Fórmula 1 apenas em 1987, quando o austríaco Gerhard Berger saiu na pole e venceu a disputa com um Ferrari F187, numa corrida que teve o brasileiro Ayrton Senna como segundo colocado, a bordo de um Lotus 97T/Honda.
Histórias dos GPs nipônicos
Nos muitos GPs já disputados no Japão, algumas histórias ficaram para sempre marcadas nas memórias de quem gosta de automobilismo, como por exemplo a desistência de Niki Lauda de disputar a prova de 1976 em razão da chuva, uma atitude que acabou custando-lhe o título, que acabou nas mãos do inglês James Hunt.
Em 1977, pilotando um Ferrari, Gilles Villeneuve, o pai do mais novo desempregado do ?circo?, o falastrão Jacques Villeneuve, sofreu um acidente impressionante em Fuji, mas ainda viria a desfilar seu talento por mais alguns anos, até o acidente que provocou sua morte ocorrido em Zolder, na Bélgica, em 1982.
Qual dos brasileiros consegue esquecer-se daquelas cenas em que a FujiTV buscou dentro do capacete a emoção de Ayrton Senna pela conquista de seu primeiro título mundial, na corrida realizada em Suzuka no dia 30 de outubro de 1988.
E quem se esquece daquela cena de um ano mais tarde, também em Suzuka, onde a ?enroscada? entre Senna e Prost acabou fazendo com que o francês deixasse o Japão com o título de melhor do mundo?, e da ocorrida em 1990, quando o brazuca ?deu o troco? ao representante da Terra da Torre Eiffell.
Dificilmente alguém pode esquecer aquele ?1-2? verde e amarelo e da Benetton na própria prova de 1990, quando Nelson Piquet e Roberto Moreno ocuparam os dois principais degraus do pódio.
O Speed On Line preparou para você uma lista com os pole positions, e as informações sobre os pódios de todos os GPs já disputados no Japão. É uma maneira de você ir aquecendo os motores antes que tenha início a quase que formal realização da prova de 2003, que, como você sabe, vai começar na madrugada de sábado para domingo, para nós que estamos ?desse lado do mundo?.
Confira os resultados clicando aqui . |
 |
Jorge Kraucher |
|