Os pilotos cariocas da Stock Car V8 terão um grande desafio pela frente na 9ª etapa do Campeonato Brasileiro, que será disputada no domingo em Jacarepaguá: quebrar um jejum de triunfos dos "locais" que se estende desde a 12ª e penúltima etapa do certame do "ano 2" da categoria.
A primeira e única vitória de um carioca de nascimento na pista situada na Zona Oeste do Rio ? onde Carlos Bueno venceu no ano passado, mas o triunfo não pode ser considerado para o estado, uma vez que "Cacá" nasceu em São Paulo -, foi alcançada por João "Capeta" Palhares no dia 16 de novembro de 1980, portanto, há quase 23 anos.
Aliás, na história de 30 provas da categoria já realizadas no Rio de Janeiro, há pouquíssimos triunfos de pilotos de outros estados que não São Paulo, exatos quatro, mais precisamente.
Além de "Capeta", os não-paulistas vencedores no traçado de 4.933,22 metros foram o goiano Alencar Júnior - na 2ª e 5ª provas da categoria, disputadas respectivamente em 4 de novembro de 1979 e em 9 de novembro de 1980 -, e, bem mais recentemente, do paranaense David Muffato, o melhor na 4ª etapa do certame deste ano, disputada no último dia 25 de maio.
Hoffmann lidera o ranking
Apesar de não vencer no Rio de Janeiro há três anos, ou 6 corridas (seu último triunfo aconteceu no dia 20 de julho de 2000), o paulista Ingo Hoffmann lidera o ranking de vitórias das provas da Stock em Jacarepaguá.
O piloto que detém metade dos 24 títulos já disputados, venceu em seis ocasiões, tendo estado no topo do pódio pela primeira vez na prova do dia 2 de junho de 1980, quando os carros utilizados ainda eram os Chevrolet Opala.
O vice-líder em triunfos na pista carioca é Xandy Negrão, que contabilizou sua primeira vitória no dia 10 de novembro de 1996, e a última das 5 que contabiliza até o momento na prova de 12 de agosto de 2001.
Você pode usar este link para conferir o ranking de vitórias nas provas cariocas, ou este para ver a seqüência de provas da categoria já disputadas em Jacarepaguá.
|