Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Porsche é a marca com mais vitórias em Le Mans
Quarta-feira, 13 de Junho de 2001
 
A Porsche é a marca com mais vitórias na 24 Horas de Le Mans, prova que terá sua 69ª edição realizada neste final de semana.

A marca alemã conquistou 16 triunfos no "Circuit De La Sarthe", nos anos de 1970 (com um modelo 917 K conduzido por Hans Herrmann e Richard Attwood), 1971 (quando o modelo foi o mesmo, e os pilotos Helmut Marko e Gijs Van Lennep), 76, (com Jacky Ickx e Van Lennep conduzindo um modelo 936), 77 (com Jürgen Barth, Hurley Haywood e Jacky Ickx, a bordo de um 936/77), e de novo dois anos após, quando os pilotos foram Klaus Ludwig, Don Whittington e Bill Whittington, e o carro usado um 935 K3.

Os veículos alemães voltaram a triunfar consecutivamente entre os anos de 1981 a 87. Na disputa em 81 os pilotos foram Jacky Ickx e Derek Bell, e o modelo usado um 936/81; no ano seguinte o belga Ickx e o britânico Bell repetiram o feito, desta vez dividindo a condução de um modelo 956. Vern Schuppan, Hurley Haywood e Al Holbert dividiram a condução do 956 que chegou na frente da prova de 1983, enquanto na de 84 Henri Pescarolo e Klaus Ludwig alcançaram a vitória com o mesmo 956.

Na 53ª edição da 24 Horas, em 1986, o Porsche 962 C cruzou na frente de todos os carros a linha de chegada, conduzido pelo trio Derek Bell, Hans-Joachim Stuck e Al Holbert. Em 87 o modelo usado e o trio de pilotos alcançou mais uma vitória.

Na década de 90 os triunfos da Porsche foram quatro: em 1994 os louros foram para Yannick Dalmas, Hurley Haywood e Mauro Baldi, que conduziram um 962 GT LM. Em 1996 Davy Jones, Alexander Wurz e Manuel Reuter faturaram o caneco a bordo de um modelo WSC 95. Na corrida em 1997 as coroas de louros ficaram para Michele Alboreto, Stefan Johansson e Tom Kristensen, que dividiram a condução do mesmo modelo WSC 95. A última vitória da marca alemã na mais famosa prova de longa duração do planeta aconteceu em 1998, quando Laurent Aiello, Alan McNish e Stephane Ortelli dividiram a condução de um modelo 911 GT1-98.

Ferrari venceu nove vezes

A segunda colocação no ranking de construtores vitoriosos em Le Mans é ocupada pela italiana Ferrari, que faturou seu primeiro triunfo em 1949, com um modelo 166 MM conduzido por Luigi Chinetti e Peter Mitchell-Thompson. Com um modelo 375 Plus, Jose Froilan Gonzalez e Maurice Trintignant levaram o time "Rosso" à segunda vitória, em 1954. Um novo triunfo aconteceu em 58, quando Olivier Gendebien e Phil Hill se revezaram na condução de um modelo 250 TR58.

As seis outras vitórias da marca italiana aconteceram consecutivamente dos anos de 1960 a 65. Em 1960 o modelo ganhador foi o 250 TR 59/60, que foi conduzido por Paul Frère e Olivier Gendebien; um ano mais tarde ganhou a dupla Olivier Gendebien/Phil Hill, pilotando um modelo 250 TRI/61 com motor V12 de 2,961 cc. Na edição de 62 os ganhadores foram os mesmos do ano anterior, desta vez pilotando um modelo 330 TRI/LM Spyder.

Um novo triunfo ferrarista aconteceu na 31ª em que a 24 Horas de Le Mans movimentou o "Circuit de la Sarthe", em 1963, quando o modelo 250 P foi conduzido por Lorenzo Bandini e Ludovico Scarfiotti. Na prova do ano seguinte ganhou um modelo "Tipo 275 P", que teve sua condução realizada por Jean Guichet e Nino Vaccarella. A festa "Rossa" aconteceu pela última vez em 1965, quando o modelo 275 LM foi pilotado pelo trio Masten Gregory, Jochen Rindt e Ed Hugus, este último um piloto norte-americano que abandonou as pistas definitivamente depois da prova.

Jaguar venceu sete provas

A Jaguar ganhou sete vezes a 24 Horas de Le Mans, a primeira delas em 1951, quando o modelo XK-120C foi conduzido pela dupla Peter Walker/Peter Whitehead. Dois anos mais tarde aconteceria a segunda vitória da marca, desta vez através da dupla Tony Rolt/Duncan Hamilton, que pilotou um carro do mesmo modelo.

Na edição de 1955 - a 23ª na história da 24 Horas - o "Circuit de la Sarthe", foi palco de mais uma festa para a Jaguar, que ganhou com um D-type conduzido por Mike Hawthorn e Ivor Bueb. O D-type voltaria a triunfar em 1956, desta vez conduzido de Ron Flockhart e Ninian Sanderson. A edição de 1957 foi marcada por mais uma conquista para o modelo D-type, que naquele ano teve a pilotagem de Ron Flockhart e Ivor Bueb.

Em 1988 aconteceu mais um triunfo para a marca que adota o verde como cor padrão, que desta vez foi usado num modelo XJR-9 LM conduzido pelo trio Jan Lammers, Johnny Dumfries e Andy Wallace. A sétima e última vitória de um Jaguar na 24 Horas foi conquistada em 1990, quando o modelo XJR-12 foi conduzido pelo trio John Nielsen, Price Cobb e Martin Brundle.

Bentley é a quarta marca com mais vitórias

A Bentley já arrebatou cinco vezes os louros da conquista da 24 Horas, a primeira alcançada em 1924, na segunda vez que a corrida foi realizada, ocasião em que o modelo "Sport" foi conduzido pela dupla John Duff e Frank Clement. Em 1927 Dudley Benjafield e Sammy Davis levaram a marca a conquistar o segundo triunfo. O terceiro aconteceu em 28, quando Woolf Babe Barnato e Bernard Rubin se dividiram na condução de um carro.

A fase avassaladora de domínio da Bentley prosseguiu em 1929, quando o "Speed Six" ganhou através dos pilotos Woolf Barnato e Henry Tim Birkin, e terminou em 1930, quando a vitória foi de Babe Barnato, em dupla com Glen Kidston.

Alfa e Ford dividem a quinta posição do ranking

A Alfa Romeo e a Ford dividem a quinta colocação no ranking de construtores vitoriosos em Le Mans, cada uma tendo ganho quatro vezes a corrida.

A Alfa faturou em 1931, quando o modelo 8C 2300 foi pilotado por Edward Richard Francis Assheton e Henry Birkin; os próximos três triunfos da marca italiana aconteceram consecutivamente entre os anos de 1932 a 34. Em 32 o modelo 8C 2300 foi pilotado por Raymond Sommer e Luigi Chinetti; na edição seguinte, Sommer dividiu a condução com Tazio Nuvolari, enquanto na vitória de 1933 foi repetida a dupla de pilotagem formada por Sommer e Nuvolari.

Para a Ford todas as vitórias aconteceram na década de 60. Em 1966 o modelo GT40 Mk II levou a companhia ao primeiro triunfo graças à pilotagem de Bruce McLaren e Chris Amon. Nos três anos seguintes os triunfos foram conquistados por Dan Gurney e A J Foyt (com um GT Mk IV, em 1967), por Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi (que conduziram um GT40, em 68) e por Jacky Ickx e Jackie Oliver, que em 69 também pilotaram um GT40.

Matra-Simca chegou três vezes na frente

As cores da Matra-Simca brilharam no "Circuit de la Sarthe" consecutivamente de 1972 a 74. Em 72 o primeiro triunfo da marca aconteceu com um modelo MS670, que foi conduzido pela dupla Henri Pescarolo/Graham Hill. Pescarolo voltou a ganhar em 73, desta vez dividindo a condução de um MS670B com seu compatriota francês Gérard Larrousse. O triunfo em 74 aconteceu com um modelo MS670 C, que foi conduzido pela mesma dupla formada por Pescarolo e Larrousse.

Bugatti, Peugeot e La Lorraine


As marcas italiana Bugatti, e as francesas Peugeot e La Lorraine obtiveram cada uma duas vitórias em Le Mans. A Bugatti ganhou em 1937, com um modelo T57 G Tank que foi conduzido por Jean-Pierre Wimille e Robert Benoist, e voltou a vencer em 39, quando o T57 C foi novamente conduzido por Wimille, desta vez em dupla formada com Pierre Veyron.

A já extinta La Lorraine ganhou pela primeira vez em 1925, quando o modelo "La Lorraine-Dietrich B3-6" foi conduzido por Gérard de Courcelles e André Rossignol, e voltou a trunfar um ano depois, quando a mesma dupla de pilotos voltou a se encontrar.

Para a Peugeot as duas vitórias foram bem mais recentes: em 1992 o modelo "905B Evo 1 Bis LM" venceu pilotado pelo trio Derek Warwick, Yannick Dalmas e Mark Blundell, enquanto o triunfo alcançado na edição do ano seguinte, com um "905 Evo 1C", aconteceu graças à pilotagem de Eric Hélary, Christophe Bouchut e Geoff Brabham.

Quatorze marcas ganharam uma vez a prova

A exemplo da alemã Audi, que festejou a vitória na 24 Horas de Le Mans do ano passado, através do trio Frank Biela, Tom Kristensen e Emanuele Pirro, que conduziram um modelo R8, outras 13 marcas conquistaram uma vitória na mais tradicional prova de longa duração do planeta.

A Chenard & Walker ganhou a primeira 24 Horas, em 1923, quando a dupla de pilotos foi formada por André Lagache e René Léonard; em 1935 quem faturou foi a Lagonda, que teve seu modelo "Rapide M45 ? Meadows" conduzido por Johnny Hindmarsh e Luis Fontès. A Delahaye fez a festa em 1938, quando Eugéne Chaboud e Jean Trémoulet fizeram com que o modelo 135 S cruzasse na frente de todos os carros concorrentes a linha de chegada.

Na 18ª edição da 24 Horas o triunfo em Le Mans foi conquistado pelo modelo "Lago T26C GS", um carro da Talbot com que a dupla Louis Rosier e Jean-Louis Rosier ganhou a corrida de 1950. Dois anos mais tarde aconteceria o único triunfo para a Mercedes com sua equipe oficial, que teve Herrmann Lang e Fritz Riess pilotando o modelo 300 SL.

A Aston Martin fez a festa em 1959, quando a dupla Carroll Shelby/Roy Salvadori colocou o modelo "DBR1/300" á frente de todos os demais veículos participantes da disputa. O único triunfo de um Mirage, com seu "GR8 - Ford Cosworth DFV", aconteceu em 1975, quando a dupla de pilotos foi formada por ninguém menos que Derek Bell e Jacky Ickx.

Para as francesas Renault e Rondeau as únicas vitórias na história da prova tradicionalmente disputada no "Circuit de la Sarthe" aconteceram em 1978 e dois anos após. O triunfo da Renault foi conquistado por Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud, que se revezaram na condução do modelo "A442B". Para a Rondeau a consagração aconteceu em 1980, quando o modelo "M379B - Ford Cosworth DFV/Mader" teve a condução de Jean Rondeau e de Jean-Pierre Jaussaud.

A Mercedes venceu a 24 Horas em 1989, como fornecedora de logística à equipe Sauber, que ganhou graças à condução do modelo "C 9" pelo trio Jochen Mass, Manuel Reuter e Stanley Dickens. Em 1991 foi a vez da Mazda vencer, quando inscreveu na corrida o modelo "787 B" que foi conduzido por Volker Weidler, Johnny Herbert e Bertrand Gachot.

A lista de fábricas que conquistaram apenas uma vez a vitória na 24 Horas de Le Mans é completada pela McLaren, que viu seu modelo "F1 GTR ? BMW" conduzido por Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto cruzar na frente a linha final da disputa em 1995, e pela BMW, que em 1999 comemorou o triunfo de Joachim Winkelhock, Pierluigi Martini e Yannick Dalmas, que foram os responsáveis pela condução de um modelo V12 LMR.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/06 - Pirro dedicou o resultado a Alboreto
 18/06 - Confira a lista completa dos vencedores em Le Mans
 18/06 - Resultado colocou Kristensen na lista de tricampeões de Le Mans
 17/06 - Saiba quem completou a maratona em Le Mans
 17/06 - Confira o resumo das 24 Horas de disputas na França
 17/06 - 24 Horas de Le Mans: Confira as fotos dos vencedores
 17/06 - Terminou sem surpresas a corrida em Le Mans
 17/06 - Os Audi já empatam no número de voltas
 17/06 - Maratona em Le Mans termina em 1 hora
 17/06 - Saiba quem permanecia "vivo" na prova
 17/06 - Adivinhe quem está na frente da corrida na França
 17/06 - Acabou o sonho holandês
 17/06 - Corrida não apresenta grandes novidades na 14ª hora
 17/06 - Na 13ª hora, fim de prova para a MG
 17/06 - Na 12ª hora, mais chuva, e novas rodadas
 17/06 - "Não consigo dormir", disse Gene
 17/06 - Máquinas alemãs seguem na frente, mas nem tudo é tranqüilidade
 16/06 - E os Audi continuam firmes na frente
 16/06 - Saiba quem está pilotando na décima hora de disputas
 16/06 - Na oitava hora, os Audi mantém a liderança

1 2 3

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados