|
Um encontro das mais fantásticas máquinas |
|
Como acontece em todos os anos, a 24 Horas de Le Mans vai promover um encontro entre as mais fantásticas máquinas do planeta. Protótipos e carros de Gran Turismo estarão se enfrentando a partir do próximo sábado na busca pelos louros da conquista da 69ª edição da prova de longa duração mais badalada do mundo.
Os protótipos correm subdivididos em três categorias: a LMP 900 comporta máquinas com peso mínimo de 900 quilos, motores até 6.000 cc aspirados ou até 4.000 cc equipados com Turbo. Nesta divisão estão os Audi, Chrysler, Courage, Panoz, Cadillac, Dome y Ascari. Há também a subdivisão LM GTP, destinada a carros fechados, como o Bentley, que segue as mesmas especificações técnicas dos modelos abertos.
A terceira divisão para os protótipos é a LMP 675, onde os carros têm peso mínimo de 675 quilos e podem usar motores 8 cilindros de 3.400 cc na versão atmosférica ou 6 cilindros até 2.000 cc, para as unidades dotadas de turbo. Os reservatórios de combustível são comuns para as três divisões, que podem carregar um máximo de 90 litros.
Para os veículos de Gran Turismo as divisões são duas: GTS e GT. Na GTS são admitidos carros de duas portas, abertos ou fechados, que não tem uma produção mínima especificada, mas que tem obrigatoriamente de estarem a venda para o público. Para estes carros o peso mínimo regulamentar é de 1,100 quilos; o motor pode ter até 8.000 cc na versão atmosférica ou metade disto na versão turboalimentada. É permitido o uso de freios de carbono.
Já a divisão GT ? onde a grande maioria é de Porsche GT 3 -, admite carros de Gran Turismo abertos ou fechados, disponíveis para venda ao público. A regulamentação segue a mesma da GTS no que diz respeito a peso mínimo e aos motores, mas o freio de carbono é proibido. Os carros das duas divisões de Gran Turismo podem usar tanques com capacidade para 100 litros de combustível.
|
 |
Jorge Kraucher |
|