Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
CEOC já iniciou preparação da equipe que atuará no GP
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
 
Alfredo Tambucci, Paulo Scaglione e Antonio de Souza na sede do CEOC (Foto: Vinícius Nunes)
Criado pelo presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo Paulo Scaglione, já está em funcionamento o ?Centro de Excelência de Oficiais de Competição?, que fica nas dependências do Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo.

O espaço é um núcleo de formação e aperfeiçoamento dos profissionais que já atuam nas áreas técnicas e desportivas das diversas modalidades do automobilismo nacional, mas está a disposição também daqueles que desejam ingressar no segmento, que podem freqüentar o Centro desde que indicados pelas Federações de Automobilismo de seus estados.

Criado graças à parceria entre a CBA, a Prefeitura de São Paulo, o Conselho Técnico Desportivo Nacional, a São Paulo Turismo e o Hospital São Luiz, o CEOC é uma espécie de ?Universidade CBA? para formar Diretores de prova, Comissários Técnicos e Desportivos, além de equipes de sinalização e resgate e responsáveis pela secretaria de provas.

Demanda crescente

Desde o início da gestão de Paulo Scaglione na Confederação Brasileira de Automobilismo, em 2001, quadruplicou-se o número de pilotos (que eram 2, e agora são 8 mil) e cresceu significativamente o total de categorias das diversas modalidades de âmbito nacional, que hoje são cerca de 40, o que gerou o aumento pela demanda de profissionais especializados, motivo pelo qual o CEOC foi criado.

Nesse primeiro momento, o Centro está atuando na preparação dos diversos grupos que atuarão no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no dia 2 de dezembro, visando a manutenção das notas muito positiva que a Federação internacional de Automobilismo vem dando à rodada brasileira do ?circo?.

No último sábado (20 de setembro), passaram pelo CEOC alguns dos cerca de 600 integrantes da equipe que atuará na rodada brasileira da Fórmula 1, inclusive muitos que permanecem anônimos durante o evento.

?Temos alguns grupos que não aparecem durante a prova, não saem nas fotos e nem têm seus trabalhos registrados pelas câmeras de televisão. Porém, seus membros exercem funções tão importantes quanto aqueles que atuam diretamente?, explicou Scaglione, que fez questão de frisar a importância do trabalho destas pessoas: ?Já imaginaram a confusão que seria se o grupo do combustível não entregasse os galões nos boxes no horário correto, ou se não houvesse uma estrutura organizada de distribuição de alimentação, que funciona desde as três horas da madrugada? São, sem dúvida, colaboradores fundamentais para o sucesso do GP?, concluiu o Presidente da CBA.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Stock Car: Petrobras vai patrocinar um certame especial
 04/04 - Stock Car: Divisão "Light" e a Fórmula Chevrolet continuarão a emocionar o
 02/04 - Sertões: Categoria Expedition é opção de turismo aventura nas férias
 24/02 - NASCAR: Jeff Gordon larga na frente em Rockingham
 11/02 - WRC: Rovanpera venceu o Rali da Suécia
 10/02 - Phillip Morris pode deixar a F1 em 2002
 27/08 - Irmãos venceram a batalha pela "4"
 27/08 - Menezes/Lara/Homem de Mello chegaram na frente pela categoria 2
 27/08 - Escuridão e chuva forte anteciparam o final da disputa
 26/08 - Pacheco/Andrade saem na frente em Interlagos

... 925 926 927 928 929 930 931 932 933 934 935 936 937 938 939

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados