Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/05 - F-ATLANTIC: Ave e Orsi dividirão a primeira fila
 05/05 - F-ATLANTIC: Classificatória foi cancelada pela chuva
 05/05 - WRC: Engenheiro da Skoda sofreu ferimentos graves
 05/05 - F3 ALEMÃ: Primeira vitória de Kaffer; João Paulo abandonou
 05/05 - Mark Knopfler apareceu em Nazareth
 05/05 - WRC: Rali da Argentina atrasado por causa de acidente
 05/05 - Brack liderou último treino em Nazareth
 05/05 - WRC: Burns dá o troco no 11º estágio
 05/05 - Stock Car: Ainda não foi desta vez
 05/05 - F3000 EURO: Chuva atrapalhou treinos em Enna-Pergusa
 05/05 - WRC: McRae volta a vencer no décimo estágio
 05/05 - DTM: Aiello consegue primeira pole
 05/05 - Stock Car: Bandeira vermelha em Interlagos
 05/05 - Stock Car: Tempos Stock ainda não caíram
 05/05 - Stock Car: Outros combustíveis serão testados a partir desta semana
 05/05 - Stock Car: Trindade pode voltar em breve às pistas
 05/05 - Stock Car: Domínio carioca na F-Chevrolet
 05/05 - Burns começou bem nesse sábado
 05/05 - Scheckter foi demitido da Jaguar
 05/05 - Stock Car: Confira todos os tempos da Stock Car - 1o treino

... 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 928 929 930 931 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados