Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Petrobras comemora 10 anos fornecendo combustível para a F-1
Terça-feira, 01 de Julho de 2008
 
No dia 10 de julho de 1998, durante os treinos livres do Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, a Petrobras estreava como fornecedora oficial de combustível da equipe Williams, da Fórmula 1. Nessa data, os carros da escuderia inglesa correram, pela primeira vez, com gasolina 100% brasileira. Após dez anos, dois milhões de litros de gasolina produzidos com 20 fórmulas diferentes e muitas conquistas tecnológicas, a companhia brasileira comemora, na sexta-feira (dia 4), nos treinos livres do mesmo GP de Silverstone, uma década abastecendo a categoria mais importante do automobilismo mundial.

Durante esse período, a Petrobras percorreu o mundo transportando gasolina para todos os GPs, uma logística complexa que demanda o trabalho de uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos, que vai desde a escolha das matérias-primas até a definição da fórmula, passando por dezenas de testes e transporte marítimo, terrestre ou aéreo.

O desenvolvimento da gasolina especial para a F-1 é um trabalho conjunto do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e da área de Abastecimento, e o preparo é feito no Laboratório de Motores do Refino, em Canoas (RS). O combustível é enviado para os testes e corridas a partir de Hamburgo, na Alemanha - onde a Petrobras armazena a gasolina - em tambores de 200 litros e tanques de 20 mil litros. Cerca de 200 mil litros são produzidos por ano, para os testes e corridas.

"As competições automobilísticas, em especial a Fórmula 1, representam o máximo de avanço na área da engenharia automotiva. Participar da mais importante categoria do automobilismo mundial é uma grande oportunidade para uma empresa de energia, onde se torna imperativo o desenvolvimento de produtos para as mais elevadas exigências", afirma o engenheiro Rogério Gonçalves, coordenador-técnico da gasolina da Petrobras para a Fórmula 1.

Quando decidiu entrar na F-1, a Petrobras tinha dois objetivos primordiais: reforçar a sua marca no exterior e usar o laboratório de provas mais sofisticado do mundo para o desenvolvimento de novos produtos e de alta tecnologia. "Durante esse período, a Petrobras precisou vencer diversos desafios. A Williams teve quatro marcas de motores, o regulamento alterou a cilindrada (de 3.000cc para 2.400cc), a configuração (de V10 para V8) e a durabilidade mínima dos motores (obrigados a resistir por duas corridas). Para 2008, com a obrigatoriedade da utilização de biocombustíveis adicionados à gasolina, novas necessidades foram criadas exigiram uma rápida capacidade de resposta e adaptação", explica Gonçalves.

Aliás, a determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que as equipes da F-1 passassem a utilizar, obrigatoriamente, pelo menos 5,75% de biocombustível na composição da gasolina garantiu mais um importante capítulo na parceria entre Petrobras e Williams. No fim do ano passado, a Companhia tornou-se a primeira petroleira a anunciar oficialmenteo lançamento da gasolina para a F-1 com adição de componentes renováveis, ou biocombustíveis.

Um dos resultados práticos do trabalho desenvolvido pela Petrobras na Fórmula 1 foi o lançamento da gasolina Podium, que se tornou o melhor combustível do país.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/05 - WRC: McRae diz que domingo será o dia mais difícil
 05/05 - F-TRUCK: Roberval Andrade largará na pole em Goiânia
 05/05 - "Amanhã será outro dia", diz Helinho
 05/05 - Junqueira não está confirmado para Indy 500
 05/05 - Brack satisfeito com segundo lugar
 05/05 - "Sabia que podia andar bem", disse Junqueira
 05/05 - Forsythe Racing errou no acerto
 05/05 - WRC: McRae terminou o dia líder na Argentina
 05/05 - Jourdain conseguiu melhor posição no grid
 05/05 - Dixon depende de boa estratégia
 05/05 - Kanaan diz que poderia largar melhor
 05/05 - Stock Car: Paulo Gomes é o pole da Stock Car V-8
 05/05 - Stock Car: Pedro Gomes é pole na Stock Car Light
 05/05 - Primeira pole de Junqueira na F-CART
 05/05 - WRC: Burns tira cinco segundos de diferença
 05/05 - Stock Car: Provas do final de semana terão outro médico-chefe
 05/05 - Stock Car: Sul-mato-grossense é o pole da Fórmula Chevrolet
 05/05 - WRC: Mais um "round" do duelo McRae x Burns
 05/05 - WRC: McRae venceu mais um estágio
 05/05 - Stock Car: Bragantini foi o melhor no último treino da Stock Car Light

... 916 917 918 919 920 921 922 923 924 925 926 927 928 929 930 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados