Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/05 - Alan Hellmeister leva pontos na mão após acidente na Sudam
 19/05 - Um "festival do branco" na prova da Stock Car Light em Curitiba
 19/05 - Marques surpreende, e rouba a pole da Stock Car Light em Curitiba
 19/05 - Saiba qual a grade de horários da ESPN Brasil
 19/05 - Classic Alfa: Antonio Marranghello Neto vence em Interlagos
 19/05 - Xandy é o pole da Stock Car V-8 em Curitiba
 19/05 - TC 2000: Fontana bate forte e não corre em San Juan
 19/05 - F Interlagos: Alexandre Maluf vence.
 19/05 - F Alpie: Confira o resultado final da 2ª Etapa
 19/05 - ELMS: Capello e Kristensen largam na pole em Jarama
 19/05 - Paulo Gomes rodou antes de sua primeira volta
 19/05 - Felício e Giaffone terão direito a uma única volta
 19/05 - F3 ALEMÃ: Paffett venceu a primeira em Oschersleben
 19/05 - Veja os horários deste domingo em Interlagos.
 19/05 - Sai a decisão da Fórmula Corsa.
 19/05 - Serra dominou o segundo treino da Stock V-8
 19/05 - Alesi confiante para corrida em Mônaco
 19/05 - Villeneuve não quer sair da BAR
 19/05 - Brunno, de novo, na Light
 19/05 - FIA julgará recurso da BAR em junho

... 906 907 908 909 910 911 912 913 914 915 916 917 918 919 920 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados