Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pilotos brasileiros analisam decisão do Mundial de F1 em Interlagos
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008
 
Para Octávio Freitas, equipes não podem mais errar
GP do Brasil pode definir Felipe Massa como o novo Campeão Mundial

Com apenas uma corrida para o encerramento, a temporada 2008 da Fórmula 1 está mais quente do que nunca. O inglês Lewis Hamilton e o brasileiro Felipe Massa chegam ao GP Brasil, no dia 2 de novembro, na disputa pelo título mundial separados por sete pontos na tabela de classificação. ?O Hamilton é o favorito e tem uma vantagem muito boa por restar apenas uma prova. Mas em corridas de carro, tudo pode acontecer. O Massa tem que dar o seu melhor e acreditar até o último segundo?, comenta Antonio Pizzonia, que já teve passagens pela Williams e Jaguar na F1 e atualmente defende as cores do Corinthians na Superleague Formula, o chamado futebol sobre quatro rodas. ?Nenhuma das equipes pode errar agora, tudo tem que ser perfeito. O mínimo detalhe pode fazer a diferença?, acredita Octávio Freitas, que aos 16 anos foi o mais jovem piloto a competir na Fórmula Master em 2008.

Pelo quarto ano seguido a decisão acontece no Autódromo de Interlagos e, pela primeira vez, com um piloto brasileiro envolvido diretamente na disputa. ?O fato relevante é a possibilidade de um brasileiro conquistar o título em casa. Isso seria algo de extremo valor para o Brasil?, acredita João Paulo de Oliveira, que disputa a Fórmula Nippon, equivalente à GP2 no Japão. ?Além de ser excelente pela visibilidade mundial que o Brasil recebe, a F1 ganha muito. Conhecer o campeão na última etapa é a melhor situação possível?, completa Pizzonia. ?A decisão na prova final mostra que o campeonato está cada vez mais competitivo. Tanto que um piloto jovem e sem muita experiência como o Sebastian Vettel, numa equipe que não é grande, teve uma vitória com todos os méritos?, lembra Victor Corrêa, quarto colocado na Ford Inglesa.

Massa será o primeiro brasileiro e o terceiro competidor da história da F1 a decidir um título em seu país. Os outros dois foram os italianos Nino Farina (campeão) e Luigi Fagioli (terceiro colocado), que chegaram em Monza para a prova final da temporada de 1950, a primeira da F1 moderna, com chances de serem campeões. ?O Felipe pode ter alguma vantagem, pois já demonstrou que se sente bem com o apoio da torcida e não sente muito a pressão. Por outro lado, acredito que Hamilton precisará por os nervos no lugar para sair campeão?, aposta João Paulo.

Como o piloto brasileiro não tem muitas alternativas para a corrida final, seus colegas de profissão são unânimes quanto à atitude que ele deve tomar em Interlagos. ?Ele tem que fazer de tudo para ganhar, fazer bem a parte dele. E contar com a sorte, já que não depende mais só de suas forças. Já o Hamilton só precisa administrar e ser cauteloso, pontuar o quanto necessita. Ele não precisa ser o herói da corrida?, atesta Pizzonia. ?Para o Massa não tem segredo, é acelerar. Já o Hamilton, se largar bem e tiver um carro confiável, tem meio caminho andado?, garante Rafael Suzuki, que este ano participou da F3 Alemã e da F3 Asiática.

Enquanto no Brasil a expectativa e a torcida para Felipe Massa são grandes, no resto do mundo o cenário é diferente. ?Aqui no Japão a torcida é bem dividido. Uma a favor do Felipe e outra a favor do Hamilton, sem favoritismos para um ou outro?, conta João Paulo. ?Aqui na Inglaterra está todo mundo torcendo pelo Hamilton e todos dão como certa sua vitória. Eu não estaria tão certo assim?, conta Victor Corrêa, que este ano fez sua primeira temporada no automobilismo internacional.

15 anos depois

Desde 1993, com Ayrton Senna, o Brasil não tem um piloto com chances reais de se sagrar campeão do mundo e desde 1991 não ganha efetivamente o título. A volta do Brasil à elite da F1 após tantos anos poderia ser um novo marco em nosso automobilismo. ?Seria algo muito importante. Acompanhar um vencedor faz com que mais jovens queiram ser pilotos. É algo que pode render frutos para daqui 10, 15 anos. Hoje em dia, com tanto tempo sem ninguém no topo, diminuiu muito o número de brasileiros competindo e fazendo sucesso no exterior?, conta Pizzonia.

Octávio Freitas, que disputa uma das categorias que melhor prepara pilotos para a F1, também é da mesma opinião. ?Com certeza isso incentiva. Terão mais pilotos focados em monopostos. Hoje em dia a atenção está muito grande para o Turismo, e uma vitória no campeonato da F1 pode mudar isso?, explica o competidor da Fórmula Master.

Apesar de a disputa Massa x Hamilton chamar a atenção da mídia brasileira, alguns pilotos acreditam que a repercussão deveria ser bem maior por aqui. ?Depois de tantos anos temos um piloto do Brasil com chances reais de ser campeão mundial de F1, e a prova que decide o título é no Brasil. Deveria ter ainda mais relevância num país com tanta história e paixão pelo automobilismo como o nosso?, encerra Rafael Suzuki.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 11/08 - Hélinho e Gil na frente em Mid Ohio
 10/08 - INDY LIGHT: Bell faz a pole provisória em Mid-Ohio
 10/08 - F3 SUDAM: Moro satisfeito com evolução do carro
 10/08 - IRL: Giaffone pode correr com motores Infiniti em 2002
 10/08 - F3 SUDAM: Serafim foi mais rápido no segundo treino
 10/08 - Dois pilotos advertidos na V-8
 10/08 - Ferran terminou na frente o segundo treino da F-Cart
 10/08 - PacWest protesta contra Toyota em Mid-Ohio
 10/08 - F3 SUDAM: Moro foi o mais rápido em Fortaleza
 10/08 - IRL: Daré reclama do asfalto em Kentucky
 10/08 - IRL: Cheever dominou primeiro treino em Kentucky
 10/08 - F3 SUDAM: Pilotos da Avallone não conhecem circuito de Fortaleza
 10/08 - Hélio Castro Neves começa na frente em Mid-Ohio
 10/08 - Desempenho da Toyota desanima Mika Salo
 10/08 - Burti contente em trabalhar com Frentzen
 09/08 - Começa no domingo uma série de provas em circuitos ruins para Brack
 09/08 - IRL: Confira a programação para Kentucky
 09/08 - IRL: Rede Globo pode transmitir Indy 500 em 2002
 08/08 - Atualizado o ?Raio-X? da temporada da Stock Car V-8
 08/08 - Fórmula 3 alemã: certame prosseguirá em Lausitz

... 850 851 852 853 854 855 856 857 858 859 860 861 862 863 864 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados