Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 08/11 - Átila Abreu termina em 10º e continua na briga
 08/11 - Henrique Lambert vence em Campo Grande
 08/11 - Superleague: Acidentes destroem corridas de Pizzonia na Espanha
 07/11 - Stock Jr: Fábio Fogaça conquista quinta pole position na temporada
 07/11 - Lambert é o quinto na abertura da rodada tripla em Campo Grande
 07/11 - Henrique Lambert larga em terceiro na 16ª etapa em Campo Grande
 07/11 - Átila Abreu larga da quinta fila em Brasília
 07/11 - Superleague: Pizzonia larga na segunda fila com Corinthians na Espanha
 07/11 - Henrique Lambert repete terceiro lugar no grid em Campo Grande
 06/11 - Átila Abreu foi o segundo mais rápido em Brasília
 06/11 - Henrique Lambert larga em terceiro em Campo Grande
 06/11 - Henrique Lambert quer lugar entre os três primeiros do grid
 06/11 - Átila Abreu confiante após primeiro treino em Brasília
 06/11 - Fábio Fogaça entre os primeiros da Stock Jr. em Brasília
 05/11 - Henrique Lambert aposta em corridas equilibradas em Campo Grande
 05/11 - Superleague: Pizzonia atrás da vitória para o Corinthians na Espanha
 04/11 - Só a vitória interessa para Átila Abreu em Brasília
 03/11 - Paulista prosseguiu em regime de rodada dupla
 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Biland
 03/11 - Paulista de Kart: Resultados da Cadete

... 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados