Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
ChampCar confirma uso de chassis Panoz
Quarta-feira, 12 de Outubro de 2005
 
A Champ Car anunciou oficialmente que usará os chassis Panoz DP01 construídos pela Élan Motorsports Technologies, que estrearão em 2007 equipados com uma nova versão dos motores Cosworth turbo usados atualmente.

"Estamos muito satisfeitos com o potencial do Panoz DP01 e o motor Cosworth", disse o Presidente da Champ Car Steve Johnson, que prosseguiu: "Esta combinação beneficia a categoria não somente por proporcionar um pacote muito forte às nossas equipes, mas também por dar aos times que se juntarem à Champ Car a oportunidade de terem imediatamente um pacote competitivo. Este pacote é outro indicador do progresso que a série teve desde que Kevin Kalkhoven, Jerry Forsythe e Paul Gentilozzi a adquiriram em 2004", finalizou o dirigente, referindo-se aos sócios da Open Wheel Racing Series LLC, que no início do ano passado salvou a categoria da bancarrota.

O novo Panoz DP01 resgata muito da aparência do chassi Lola utilizado atualmente, mas o pacote inclui novidades aerodinâmicas para tornar os carros mais apropriados aos circuitos urbanos.

O modelo deve também propiciar mais disputas em provas realizadas em ovais e circuitos permanentes, já que é mais compacto e pesa cerca de 75 quilos a menos que os chassis atuais.

Além das inovações aerodinâmicas que devem aumentar o número de ultrapassagens, o desenho do Panoz DP01 criou um espaço maior para as pernas do piloto, que estará mais protegido, já que a máquina possui reforços nas laterais, ao redor da cabeça e atrás do assento, além de uma parte frontal mais alta, com um sistema de proteção de dois estágios, e uma estrutura traseira para choques em ovais.

"Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por termos sido escolhidos como construtores exclusivos da nova geração da Champ Car", disse o Diretor Geral da Élan Motorsports Technologies David Bowes.

"Desde o início do processo, a Champ Car buscou projetos de sete fabricantes, e reconheceu não apenas a capacidade técnica, mas também o serviço sem igual que oferecemos. Estamos ansiosos para trabalhar com os integrantes da Champ Car para construirmos um carro de que todos possam se orgulhar", concluiu Bowes.

Custos menores

O pacote 2007 foi criado para reduzir os custos de operação das atuais e futuras equipes da Champ Car.

O novo chassi custará cerca de 35% menos que o usado atualmente, e a expectativa é de que os custos de reposições se reduzam em cerca de 50%.

"A redução de custos do chassi Panoz DP01 e do motor Cosworth beneficia bastante às equipes da Champ Car", disse Tony Cotman, Vice-presidente de Operações da categoria. "O custo e o desenho manterão as nossas atuais equipes, e também atrairão outras novas. Aliado à redução de custos, o novo desenho fará com que a Champ Car atraia novos pilotos. Um carro menor e mais rápido significa que as equipes dependerão mais dos pilotos para alcançarem os melhores resultados", concluiu.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/10 - Segunda posição garantiu o título a Hellmeister
 13/10 - Saiba como estão as classificações no Sul-americano da F-3
 13/10 - Medeiros venceu pela F-3
 13/10 - Dixon foi o melhor do treino em Laguna Seca
 13/10 - Orsi larga na quarta posição em Laguna Seca
 13/10 - Nova vitória garantiu o título da Novatos a Baruel
 13/10 - Título da Júnior foi parar em mãos paraguaias
 13/10 - Guimarães é o campeão da Júnior Menor
 13/10 - Bianchini garantiu o título da Cadete na Copa Brasil
 13/10 - Piquet dominou o Warm up da F-3
 13/10 - Moro e Scandian são os poles da F-3 Sul-americana
 13/10 - Primeira fila é toda brasileira na F-3000 Européia
 13/10 - Michael disse que troca a festa pela ajuda a Barrichello
 13/10 - Pole foi a sexta marcada por Schumacher em Suzuka
 13/10 - Michael foi fantástico, e marcou a pole no Japão
 13/10 - 2º treino livre: uma sessão perfeita para a Williams
 13/10 - 1º treino livre: Ralf abriu, Michael fechou a série de boas marcas
 13/10 - Ficou em solo gaúcho o título da Sênior "A"
 13/10 - Os Schumacher terminaram na frente os treinos livres em Suzuka
 13/10 - Retirada da Honda é assunto do "Papo de Box"

... 820 821 822 823 824 825 826 827 828 829 830 831 832 833 834 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados