Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pilotos famosos e personagens da história farão palestras em Interlagos
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2007
 
Numa oportunidade rara, os fãs do automobilismo poderão conhecer os pilotos, e ver de perto as máquinas que ajudaram a construir a história de nosso automobilismo, durante o evento ?Clássicos de Competição?, que terá início nesta quinta-feira (dia 25 de janeiro), e se estenderá até o domingo, dentro das festividades dos 453 anos da capital paulistana.

Além de ministrarem palestras, nomes como Wilsinho Fittipaldi, Emílio Zambello, Bird Clemente, Luis Pereira Bueno, Pedro Vitor Delamare e Jan Balder, vão se misturar ao público para acompanhar de perto as diversas atividades programadas.

?Será uma oportunidade única, pois não é sempre que se pode ver de perto dois ex-pilotos brasileiros de F-1, como Wilsinho Fittipaldi e Luis Pereira Bueno, e ainda outros que tinham todo o potencial para estar na categoria máxima, mas que só não o fizeram por que o esporte no Brasil ainda não tinha essa mentalidade carreirista na época, caso do Bird Clemente, um grande talento dos anos 1960?, diz Sandra Sinicco, do Grupo CASA, empresa que idealizou, e faz a montagem do evento.

Responsável pela elaboração dos roteiros das palestras, Jan Balder fala sobre um dos principais atrativos da programação, que será aberta ao público: ?A idéia é contar a trajetória da fase na qual o automobilismo começou a se profissionalizar, a partir do final dos anos 1950 e durante toda a década seguinte?, diz Balder, que prossegue: ?Começaremos falando das primeiras corridas com equipes de fábrica que se instalaram aqui, como a Vemag e a Willys Overland, empresas que descobriram para os brasileiros o automobilismo como ferramenta de marketing, um termo que sequer existia na época?, finaliza, referindo-se à programação do primeiro dia, quando os palestrantes serão Mário César de Camargo Filho, Bird Clemente e Luis Pereira Bueno.

Na sexta-feira, (dia 26), palestrarão os pilotos Fernando Lopes ?Toco? Martins e Emílio Zambello, abordando a história das equipes das então importantes fábricas Simca e Alfa Romeo, que teve seus modelos Julieta, Julia e GTA consagrados por Zambello.

A programação do sábado (dia 27) contará com duas palestras, a primeira apresentada por Anísio Campos, que falará sobre o design de carros no Brasil, com ênfase nos modelos de competição, mas também abordará trabalhos voltados para o público consumidor, como o Mini Dacon 828.
Na seqüência, o palestrante será o ex-piloto e chefe de equipe Pedro Vitor Delamare, que abordará um tema que chega aos dias de hoje: os Stock Car no Brasil. Delamare foi uma espécie de precursor da receita inicial da categoria, já em 1971 utilizava um Opala com características que oito anos mais tarde, deram origem à Stock Car.

O último dia do evento (o domingo, 28), está reservado para um assunto pulsante para os aficionados da Fórmula 1: a equipe Fittipaldi. O ex-piloto e construtor dos carros do time, Wilsinho Fittipaldi, jutamente de Luciano Pires (executivo da DANA, empresa que está restaurando modelos da única escuderia brasileira da categoria), falará da saga da equipe, e dos desafios que ela enfrentou para construir seus bólidos, dois dos quais (o Fittipaldi FD01 e o Fittipaldi FD04), devendo realizar voltas de demonstração durante o evento, com Wilsinho ao volante.

O áudio das palestras será gravado, e poderá servir de fonte para futuras pesquisas sobre o automobilismo nacional. ?O público está convidado a fazer perguntas á vontade?, diz Jan Balder que recentemente, lançou o livro ?Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro?, que estará a venda durante o evento.

Ao preço de R$ 30,00 diários para adultos, e metade para estudantes e crianças até 13 anos, os ingressos estão a venda no site do promotor do evento, havendo ainda a possibilidade da compra de um pacote para os quatro dias, ao preço de R$ 90,00.

Nestes preços não estão incluídos os valores da taxa de estacionamento, que é de R$ 15, 00 para carros e R$ 5,00 para motos.

Mais informações sobre a programação que incluirá também a exibição de filmes sobre o tema automobilismo, a exposição de carros clássicos, modelos Hot Rods e da categoria Super Classic, além da disputa de uma corrida extracampeonato dos clássicos, no domingo, e do lançamento de um álbum de figurinhas com as máquinas expostas ao longo do evento, podem ser obtidas no site
www.classicosdecompeticao.com.br
.

Use o link para conferir a programação de palestras.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/11 - Resultado da corrida no Circuito da Guia
 24/11 - Capacete de Ouro: Falta uma semana para o Oscar do automobilismo brasileiro
 22/11 - Resultado da Pick Up em Viamão
 22/11 - Riberi ganhou a prova da Pick Up Racing em Tarumã
 22/11 - Penalização e desclassificação mudaram resultado da prova da V8
 22/11 - Henrique Lambert é quinto em Curitiba
 22/11 - Burti ganhou e Bueno antecipou sua festa
 22/11 - Os números da V8
 22/11 - Resultado da V8 em Viamão
 22/11 - Boesel venceu a penúltima da Júnior
 22/11 - Mitsubishi Cup: Reinaldo Varela e Marcos Macedo vencem em Jaguariúna
 21/11 - Henrique Lambert soma pontos importantes em Curitiba
 21/11 - Fogaça vai largar na frente pela Júnior
 21/11 - Pole deixa Bueno ainda mais perto da festa antecipada pelo título
 21/11 - Veja o grid da V8 em Tarumã
 21/11 - Cordeiro larga na pole também no domingo
 21/11 - Campos garante a pole da Pick Up Racing
 21/11 - O grid completo da Pick Up Racing
 21/11 - Fábio Fogaça na frente pela Júnior
 21/11 - Tempos do terceiro treino livre da V8 em Tarumã

... 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados