Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 11/12 - Saiba quem são os campeões do kartismo Paulista em 2001
 11/12 - Premiados os melhores do automobilismo gaúcho
 11/12 - Sato treinou em Interlagos
 11/12 - "A rivalidade é saudável", diz Gene
 10/12 - Mais poles, melhores voltas e vitórias. E o 19º título brasileiro
 10/12 - Confira quem já conquistou títulos internacionais nesta temporada
 10/12 - Takuma Sato vai treinar em Interlagos
 10/12 - Ferrari foi atração durante um evento em Barcelona
 09/12 - Mara Feltre vence a 7ª etapa do Fiesta Feminino
 09/12 - Emerson Luis Ribeiro venceu a ultima do ano da Copa Fusca
 09/12 - Reck vence a 11ª etapa da Força Livre 2001
 09/12 - DTM Pick-UP ? resultado oficial
 09/12 - Bragantini vence mais uma
 09/12 - Alexandre Barros disputa pela DTM Pick-up
 09/12 - Resultado oficial da Copa Corsa
 09/12 - Acidente na prova da Corsa atrasa a programação em Interlagos
 09/12 - Copa Corsa termina em acidente
 09/12 - Moro alcançou em Brasília sua 5ª vitória na temporada
 09/12 - Moro venceu em Brasília. Scandian garantiu o título na "Light"
 09/12 - Perrot vence na Espron

... 800 801 802 803 804 805 806 807 808 809 810 811 812 813 814 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados