Pilotando carros de quatro categorias diferentes, pilotos dos mais diversos estados vão estar lutando no próximo final de semana não apenas pelo status de melhores do ano no mais novo campeonato de Endurance do Brasil, quanto também pelo privilégio de terem seus nomes gravados na ?Galeria dos Campeões? da ?12 Horas de Tarumã?, a segunda mais tradicional competição de longa duração brasileira, perdendo apenas para a ?Mil Milhas?.
Aliás, foi na corrida realizada em São Paulo em janeiro que o Campeonato Brasileiro de Endurance começou a ser disputado. Depois disso, valeram pontos para o certame a ?1000 Quilômetros de Brasília? (disputada em abril) e a ?500 Kilometros de Interlagos?, realizada em setembro.
25 edições já foram disputadas
A ?12 Horas de Tarumã? terá escrita neste final de semana a 26ª página de uma história que começou em 1962, mais precisamente no dia 5 de maio daquele ano, quando, pilotando um Simca, a dupla Breno Fornari/Afonso Hoch venceu a disputa que teve como palco um traçado urbano em Porto Alegre, onde aconteceram também as corridas de 1963 e 1968.
Tarumã estreou como palco da disputa em 1971, no dia 26 de setembro, quando, pilotando um Opala, o trio Pedro Victor De Lamare/Carlos Moraes/José Marchi saiu vitorioso.
Em 1992, as obras de reforma da pista situada em Viamão fizeram com que a ?12 Horas de Tarumã? fosse disputada na cidade de Guaporé, distante cerca de 250 quilômetros da capital dos gaúchos.
Inscrições
Os pilotos que ainda não a tenham feito e desejem participar da corrida, tem até o próximo dia 7 (o sábado) para realizarem suas inscrições, que custam R$ 500,00 ?per capita?, sendo que cada carro poderá ter um mínimo de dois, e um máximo de 4 pilotos inscritos.
Informações sobre o regulamento e inscrições podem ser obtidas no Automóvel Clube do Rio Grande do Sul (ACRGS), através do telefone (51) 485 1510.
Ainda nesta terça-feira, e, claro, ao longo de toda a semana, você vai estar conferindo mais informações sobre a ?12 Horas de Tarumã? e sobre o Campeonato Brasileiro de Endurance.
Colaborou Paulo Lava |