Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/12 - 500 Milhas: é bom o movimento de inscrições para a prova do dia 12
 01/12 - Festa de Gala do automobilismo brasileiro acontece hoje em São Paulo
 01/12 - Luta pelo vice-campeonato pega fogo em Interlagos
 01/12 - Felipe Massa é papai
 30/11 - Capacete de Ouro: Oscar do automobilismo brasileiro acontece terça-feira
 29/11 - Desafio das Estrelas - Schumacher é campeão pela segunda vez
 29/11 - Tempo nublado e pista molhada nos treinos de aquecimento em Interlagos
 28/11 - Os números do Desafio
 28/11 - Valdeno Brito e Miguel Paludo vencem em Interlagos
 28/11 - Michael Schumacher vence a primeira do Desafio em Floripa
 28/11 - GT3 - Rafael Daniel crava a pole para prova de domingo
 28/11 - Schumi foi o mais rápido com pista molhada
 28/11 - Kaesemodel garante posição de honra para a prova deste sábado
 28/11 - Desafio das Estrelas – Barrichello domina treinos na sexta-feira
 28/11 - Itaipava GT Brasil movimenta Interlagos neste final de semana
 27/11 - João Paulo de Oliveira participa do Desafio Internacional das Estrelas
 26/11 - Cordeiro ganhou duas, e Martins “virou o jogo” na Light
 26/11 - Os números finais da Sul-americana
 26/11 - Resultados das provas da Sul-americana em Pinhais
 26/11 - Resultados dos campeonato de Las Vegas

... 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados