Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/12 - 500 Milhas: é bom o movimento de inscrições para a prova do dia 12
 01/12 - Festa de Gala do automobilismo brasileiro acontece hoje em São Paulo
 01/12 - Luta pelo vice-campeonato pega fogo em Interlagos
 01/12 - Felipe Massa é papai
 30/11 - Capacete de Ouro: Oscar do automobilismo brasileiro acontece terça-feira
 29/11 - Desafio das Estrelas - Schumacher é campeão pela segunda vez
 29/11 - Tempo nublado e pista molhada nos treinos de aquecimento em Interlagos
 28/11 - Os números do Desafio
 28/11 - Valdeno Brito e Miguel Paludo vencem em Interlagos
 28/11 - Michael Schumacher vence a primeira do Desafio em Floripa
 28/11 - GT3 - Rafael Daniel crava a pole para prova de domingo
 28/11 - Schumi foi o mais rápido com pista molhada
 28/11 - Kaesemodel garante posição de honra para a prova deste sábado
 28/11 - Desafio das Estrelas – Barrichello domina treinos na sexta-feira
 28/11 - Itaipava GT Brasil movimenta Interlagos neste final de semana
 27/11 - João Paulo de Oliveira participa do Desafio Internacional das Estrelas
 26/11 - Cordeiro ganhou duas, e Martins “virou o jogo” na Light
 26/11 - Os números finais da Sul-americana
 26/11 - Resultados das provas da Sul-americana em Pinhais
 26/11 - Resultados dos campeonato de Las Vegas

... 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados