Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
E já se passaram 8 anos
Quarta-feira, 01 de Maio de 2002
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, 8 anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino de 1994.

Já nos treinos livres realizados na sexta-feira, ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros; que a sexta-feira, o sábado e o domingo não seriam marcados apenas pela quebra de recordes, por superações de limites e por pulverização marcas que tornavam, tornam e sempre tornarão a história do "circo" algo fantástico.

O brasileiro Rubens Barrichello voou com seu Jordan equipado com motor Hart contra a tela de proteção, felizmente sofrendo apenas escoriações leves no treino da sexta-feira... Veio o sábado, 30 de abril, quando o austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Simtek/Ford bateu forte contra o guard rail... Reforçava-se ainda mais a certeza de que algo havia de errado com aquele final de semana...

Terminado o sábado, o também brasileiro Ayrton Senna da Silva, que conduzia um Williams FW16 empurrado por um propulsor Renault 3.5 V10, comemorou a conquista da 65ª pole position de sua carreira na Fórmula 1, uma história que havia começado a ser escrita 161 corridas antes, mais precisamente no GP do Brasil de 1984, a bordo de um Toleman/Hart.

Antes do início da disputa do domingo, Senna apoiou suas mãos sobre o aerofólio traseiro de seu carro, permanecendo ali, quieto, por muito tempo... Seu olhar estava voltado para o nada, assim como também pareciam estar seus pensamentos...

E surgiu a luz verde para a prova, quando, mantendo uma escrita, o brasileiro Senna conseguiu manter-se à frente dos demais pilotos...

Os rumos desta história poderiam ter sido iguais aos de 41 dos 160 GPs que Ayrton disputara anteriormente, com a conquista de mais um topo de pódio. Poderiam, não fosse sua hora... Na Curva Tamburello algo até hoje inexplicado exceto pelo rótulo de "fatalidade" fez com que o Williams F16 do brasileiro saísse reto, literalmente se espatifando contra o muro...

A morte interrompeu de vez a carreira do piloto que havia nascido no dia 21 de março de 1960, que conquistara sua primeira vitória a bordo de um Lotus/Renault no chuvoso GP de Portugal de 1985...

Hoje, neste 1º de maio, não existe mais o capacete que o brasileiro usou naquele fatídico GP de San Marino de 1994, que assim como o carro que pilotava foi destruído...

Tanto a última proteção que Senna usou para a cabeça quanto o carro que pilotou em sua última participação no "circo" foram retidos pela Justiça italiana até o início deste 2002... Os investigadores tentaram, obviamente sem o mínimo sucesso, achar explicações para a inconteste verdade de que quando chega a hora de alguém, não há o que fazer...

Oito anos se passaram... O carro, o capacete e o próprio piloto infelizmente não mais existem, mas existe sempre viva a história de um homem que cravou seu nome de forma definitiva na história da Fórmula 1... Ayrton Senna da Silva jamais sairá das mentes de todos aqueles que mesmo que não gostassem de corridas admiravam um esportista vencedor...
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/04 - Cinco brazucas disputarão a primeira rodada do Italiano da F-Renault
 03/04 - Campeonato potiguar de kart começa neste final de semana
 03/04 - Alteração de datas no Regional de Kart do Oeste do Paraná
 03/04 - Penske usará motores da Toyota
 02/04 - Heidfeld dominou os treinos em Valência
 02/04 - Sara Sánchez confirma participação na 2ª etapa do Sul brasileiro de kart
 02/04 - 2ª etapa do Paulista Light e ICC Sudam
 02/04 - Copa Clio terá a primeira etapa em Brasília
 01/04 - Watts ganhou. O brazuca Garcia estreou apenas com a 15ª posição
 01/04 - Francês venceu. O brazuca Júdice foi o 4º em Brands Hatch
 31/03 - Kerr venceu. Júdice completou o pódio na primeira da F-3 Inglesa
 31/03 - Confira os 10 primeiros na disputa
 31/03 - Rodrigo Sperafico movimentou pela 16ª vez o Placar de Vitórias
 29/03 - F-3000 - Ricardo Sperafico tem como objetivo marcar o máximo de pontos
 29/03 - F-3000 - Contrariando expectativa, tempo da pole não fica abaixo do 1min25
 29/03 - F-3000 - Bourdais largará na pole amanhã
 29/03 - F3000 - Enge registra melhor tempo e é pole provisório
 29/03 - F-3000 - Reações do novo chassis são semelhantes ao de um F1
 29/03 - Barrichello rodou no reinicio do treino
 29/03 - F-3000 - Haberfeld acredita que o tempo da pole ficará abaixo do 1m25s

... 773 774 775 776 777 778 779 780 781 782 783 784 785 786 787 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados