Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Petrobras comemora 10 anos fornecendo combustível para a F-1
Terça-feira, 01 de Julho de 2008
 
No dia 10 de julho de 1998, durante os treinos livres do Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, a Petrobras estreava como fornecedora oficial de combustível da equipe Williams, da Fórmula 1. Nessa data, os carros da escuderia inglesa correram, pela primeira vez, com gasolina 100% brasileira. Após dez anos, dois milhões de litros de gasolina produzidos com 20 fórmulas diferentes e muitas conquistas tecnológicas, a companhia brasileira comemora, na sexta-feira (dia 4), nos treinos livres do mesmo GP de Silverstone, uma década abastecendo a categoria mais importante do automobilismo mundial.

Durante esse período, a Petrobras percorreu o mundo transportando gasolina para todos os GPs, uma logística complexa que demanda o trabalho de uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos, que vai desde a escolha das matérias-primas até a definição da fórmula, passando por dezenas de testes e transporte marítimo, terrestre ou aéreo.

O desenvolvimento da gasolina especial para a F-1 é um trabalho conjunto do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e da área de Abastecimento, e o preparo é feito no Laboratório de Motores do Refino, em Canoas (RS). O combustível é enviado para os testes e corridas a partir de Hamburgo, na Alemanha - onde a Petrobras armazena a gasolina - em tambores de 200 litros e tanques de 20 mil litros. Cerca de 200 mil litros são produzidos por ano, para os testes e corridas.

"As competições automobilísticas, em especial a Fórmula 1, representam o máximo de avanço na área da engenharia automotiva. Participar da mais importante categoria do automobilismo mundial é uma grande oportunidade para uma empresa de energia, onde se torna imperativo o desenvolvimento de produtos para as mais elevadas exigências", afirma o engenheiro Rogério Gonçalves, coordenador-técnico da gasolina da Petrobras para a Fórmula 1.

Quando decidiu entrar na F-1, a Petrobras tinha dois objetivos primordiais: reforçar a sua marca no exterior e usar o laboratório de provas mais sofisticado do mundo para o desenvolvimento de novos produtos e de alta tecnologia. "Durante esse período, a Petrobras precisou vencer diversos desafios. A Williams teve quatro marcas de motores, o regulamento alterou a cilindrada (de 3.000cc para 2.400cc), a configuração (de V10 para V8) e a durabilidade mínima dos motores (obrigados a resistir por duas corridas). Para 2008, com a obrigatoriedade da utilização de biocombustíveis adicionados à gasolina, novas necessidades foram criadas exigiram uma rápida capacidade de resposta e adaptação", explica Gonçalves.

Aliás, a determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que as equipes da F-1 passassem a utilizar, obrigatoriamente, pelo menos 5,75% de biocombustível na composição da gasolina garantiu mais um importante capítulo na parceria entre Petrobras e Williams. No fim do ano passado, a Companhia tornou-se a primeira petroleira a anunciar oficialmenteo lançamento da gasolina para a F-1 com adição de componentes renováveis, ou biocombustíveis.

Um dos resultados práticos do trabalho desenvolvido pela Petrobras na Fórmula 1 foi o lançamento da gasolina Podium, que se tornou o melhor combustível do país.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/01 - Longo/Serra/Serra encabeçaram o “1-2-3” dos Ferrari no “GPSP”
 24/01 - "GP Cidade de São Paulo": quem escreveu a história da 5ª edição
 24/01 - "GP Cidade de São Paulo": resultado completo da 5ª edição
 23/01 - Última temporada teve dois recordes no “Placar Brasil”
 20/01 - Dakar: Os "Top Ten" entre os caminhões
 20/01 - Dakar: Os "Top Ten" entre os carros
 20/01 - Sainz foi o 1 no "1-2-3" dos Touareg no "Dakar"
 05/01 - Dakar: 27 carros são desclassificados após a disputa da terceira etapa
 04/01 - Dakar: Varela/Ayala terminam em terceiro na sua categoria
 28/12 - Dakar: Competidores já estão a caminho da Argentina
 22/12 - Top Race V6: Sorocabano Fábio Fogaça vai testar na Argentina
 21/12 - Dakar: Ex-campeão mundial, Varela volta a disputar o maior rali do mundo
 21/12 - Supermoto: Menina vence, mas não leva o título do campeonato
 18/12 - Eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa Automotiva
 15/12 - ABIAUTO fecha parceria com Alpie Escola de Pilotagem
 14/12 - Giaffone faturou o bicampeonato na vitória de Andrade
 14/12 - Resultado da F-Truck em Brasília
 14/12 - Os dez melhores da temporada 2009
 14/12 - Quem já arrebatou títulos na categoria
 12/12 - Felipe Giaffone representará Fórmula Truck como observador da FIA

... 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados