Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Brascar adotará sistema de lastros a partir desta temporada
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003
 
O ?Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo? decidiu adotar um sistema de lastro para os carros vencedores de cada prova, prevendo em seu Regulamento Técnico de 2003 ? o terceiro ano de realização do certame ? que os três primeiros veículos em cada prova adicionem, e que os que completarem as disputas da quinta colocação em diante tenham um decréscimo no peso, sendo que o máximo de lastro adicionado a cada carro será de 45 quilos.

A regulamentação técnica prevê ainda outra novidade: a existência de apenas três divisões: a ?Protótipo Brascar Sport?, a ?Turismo Brascar? e a ?Brascar Super?, esta última aberta a carros que não se enquadrem nas duas categorias anteriores, que tenham motores com mais de 2001cc, ou que sejam dotados de Turbo.

Os carros da divisão ?Turismo? terão um peso mínimo de 1000, 100 quilos a menos que os das categorias ?Protótipos e "Brascar Super?, que terão seus tanques limitados a 90, enquanto os veículos da divisão ?Turismo? poderão carregar até 100 litros de combustíveis.

Como vai funcionar o sistema de lastros

Para os carros de qualquer uma das três divisões, o sistema de adição ou subtração de peso vai ser o mesmo, prevendo acréscimo para os três veículos melhores colocados em cada prova, a permanência do peso do carro quarto colocado, e a retirada de lastro dos carros que cruzarem as linhas finais da quinta posição em diante.

O carro vencedor de uma prova terá adicionados 15 quilos; o que cruzar a linha final no segundo lugar, 10, enquanto o terceiro colocado na prova receberá 5 quilos adicionais.

Já o veículo quinto colocado terá o peso diminuído em 5, o sexto em 10, e aqueles que ocuparem da sétima posição em diante vão perder 15 quilos.

As equipes terão liberdade para a opção por motores a metanol, a álcool ou a gasolina, sendo que não há restrições quanto à octanagem deste último tipo de combustível, mas os times terão de declarar o que vão usar no momento que realizarem a inscrição do carro.

Durante cada uma das provas, serão abertas duas ?janelas? para reabastecimento, dentro das quais todos os carros tem obrigação de realizar a parada com duração mínima de 2 minutos, sob pena de serem obrigados a cumprirem um ?Time Penalty?.

A primeira ?janela? em cada disputa será aberta depois de 40 minutos, e a segunda, após 1h35 de corrida.



Leia também:
Uma boa, e uma péssima idéia no novo critério de pontuações da BRASCAR
Confira as datas das corridas da BRASCAR
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/04 - Bazzo é o primeiro gaúcho inscrito na "Copa Clio Brasil"
 30/04 - Começa no fim de semana a 4ª edição da "Seletiva de Kart Petrobras"
 30/04 - Becker/Lau/Mossmann Filho venceram a "Pro 400" em Tarumã
 29/04 - Junqueira e Kanaan movimentaram os rankings
 29/04 - Villeneuve, afinal, sai ou permanece na BAR?
 29/04 - Apesar da crise por lá, a F-3 vai atravessar a fronteira com a Argentina
 29/04 - Começou em Pinhais o Brasileiro de Arrancada
 28/04 - Terminou em cena de filme a prova da Pick Up Racing em Londrina
 28/04 - Ferrari abre 7 pontos de vantagem sobre a Williams
 28/04 - Michael está cada vez mais tranqüilo. Juan Pablo é o vice-líder
 28/04 - Montoya atropelou mecânico
 28/04 - Outra vez, Schumacher ignorou os adversários
 27/04 - Classificatória da Pick-up Racing terminou sem novidades
 27/04 - Pantano venceu a prova da F-3000 em Barcelona
 27/04 - Ferraristas saem da primeira fila na Espanha
 27/04 - Barrichello terminou na frente os dois treinos
 27/04 - Tony Kanaan abandonou a terceira corrida consecutiva
 27/04 - Dario Franchitti assumiu a liderança do campeonato
 27/04 - Toyota azeda a festa da Honda em Montegi
 26/04 - Bordais larga na pole. Haberfeld será o melhor brazuca no alinhamento

... 761 762 763 764 765 766 767 768 769 770 771 772 773 774 775 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados