Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Sul-americana traz novidades na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos
Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009
 
Sétima rodada dupla tem modificações no treino classificatório e conta com a presença de piloto e equipe da Fórmula 3 Inglesa

A sétima rodada dupla de Fórmula 3 Sul-americana está cheia de novidades. Além de fazer uma das preliminares do GP Brasil de Fórmula 1, as 13ª e 14ª etapas da categoria terão formato inédito no treino classificatório e contam com a presença de um piloto e uma equipe da tradicional Fórmula 3 Inglesa. A primeira corrida do fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo, acontece no sábado (17/10), às 16h50, enquanto a prova complementar é no domingo (18/10), às 09h05.

Diferentemente das demais etapas, quando aconteciam dois treinos livres e um treino classificatório com meia hora de duração para cada etapa, desta vez a preparação para as etapas se restringe a uma única sessão de 30 minutos. Nesta atividade, os quinze minutos iniciais serão válidos para definir o grid de largada para a 13ª etapa e os 15 minutos finais definem as posições de partida para a 14ª etapa.

“Com o formato normal teríamos tempo para encontrar o melhor acerto do carro. Agora, temos que arriscar no setup. Vamos ter que acreditar e andar muito rápido desde o início, pois não teremos tempo para mexer muito no carro”, explica o carioca Henrique Lambert (Titans Group/Oi FM), que soma três segundos lugares nas últimas quatro etapas da categoria mais rápida do continente.

Sem poder testar variações de acerto, as equipes e pilotos precisam encontrar uma boa configuração logo que entrarem na pista. “Vai ser preciso muita concentração para achar boas voltas no começo e não podemos errar. Quem tiver a sorte de ter um carro bom sobre a borracha deixada pela Fórmula 1 vai se destacar”, comenta o titular da Razia Sports, que mesmo sem participar das primeiras quatro etapas está entre os cinco primeiros do campeonato.

Outra variante do fim de semana é a previsão do tempo, que indica possibilidade de chuva nos três dias de atividades. “Se chover, para mim não é tão ruim, já que minha primeira vitória no automobilismo foi em Interlagos com chuva”, relembra o titular do Titans Group/Oi FM. O clima instável deve exigir ainda mais dos pilotos. “Assim como no seco, teremos que ter uma concentração maior para evitar erros e saber lidar com a borracha da F1 para que ela ajude e não atrapalhe nosso rendimento”, diz.

Prestígio vindo da Inglaterra

Além de um treino classificatório diferente, a rodada paulistana da F3 Sul-americana tem um rosto novo nos boxes. O austríaco Walter Grubmuller, vice-campeão da F3 Inglesa, irá disputar as duas corridas juntamente com a sua equipe, a Hitech Racing. “É muito importante a presença de pilotos e equipes de renome em nossa categoria. Isso valoriza e mostra o reconhecimento que a F3 Sul-americana tem”, afirma Henrique Lambert.

Além de não conhecer a pista, Grubmuller também terá seu primeiro contato com o motor Beta 2.0 e os pneus Pirelli dos carros do certame continental, que são diferentes dos usados na Inglaterra. “Mesmo assim acho que ele pode andar bem sim. E o principal é que poderemos comparar nosso desempenho com profissionais competentes da Europa e ver como está a competitividade entre as duas competições. Vai ser uma experiência muito boa”, completa Lambert.

Esta é a programação da F3 Sul-americana e da F1 em Interlagos:

Sexta-feira (16/10)
10:00 - 11:30 Treino Livre - F1
14:00 - 15:30 Treino Livre - F1
17:25 - 17:55 Treino Classificação - Fórmula 3

Sábado 17 de outubro
11:00 - 12:00 Treino Livre - F1
14:00 - 15:00 Sessão de Classificação - F1
16:50 - 17:20 Corrida – 13ª etapa - Fórmula 3

Domingo 18 de outubro
09:05 - 09:35 Corrida – 14ª etapa - Fórmula 3
14:00 - GP Brasil F1

Veja a pontuação da Fórmula 3 Sul-americana após doze etapas disputadas:

1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 87 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 68;
3) Yann Cunha (Razia Sports), 50;
4) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 48;
5) Henrique Lambert (Razia Sports), 43;
6) Nilton Molina (PropCar Racing), 40;
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 40;
8) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 30;
9) Igor Veras (PropCar Racing), 26;
10) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
11) Henrique Martins (Cesário Junior), 6;
12) Lucílio Baumer (Baumer Racing), 2;
12) Bruno Andrade (MX Racing), 2;
12) Raphael Abbate (Cesário Junior), 2 pontos.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 08/06 - Montoya garantiu a pole position na pista canadense
 08/06 - Rodrigues venceu na abertura da programação em Interlagos
 08/06 - Acontece daqui a pouco a classificatória em Montreal
 08/06 - Zonta sai na pole das duas corridas em Jarama
 08/06 - Argentino sai na frente na 4ª etapa do Italiano da F-Renault
 07/06 - Brack é o pole provisório em Laguna Seca
 07/06 - Scheckter será o pole na prova noturna da F-Indy
 07/06 - Da Matta foi o melhor no primeiro treino da F-CART
 07/06 - Coulthard foi o mais rápido da sexta-feira no Canadá
 07/06 - Mudadas as preças das próximas corridas da F-Renault e da Copa Clio
 06/06 - Scheckter lidera treinos livres no Texas
 05/06 - Na noite do sábado, a 6ª etapa da F-Indy
 05/06 - Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
 04/06 - Paranaenses venceram 5 dos 8 títulos no Sul-brasileiro de Kart
 04/06 - Wilson volta a correr na Terra dos Cangurus
 04/06 - Brazucas da FEI fizeram bonito no Mundial de Mini Baja
 04/06 - Green ainda tenta reverter o resultado da "Indy 500"
 04/06 - Problemas no Passaporte atrasaram a viagem de Massa ao Canadá
 03/06 - Carbone conquistou dois pódios na F-3 inglesa
 03/06 - Varela/Fabre venceram na 1ª etapa do Brasileiro de Cross Country

... 747 748 749 750 751 752 753 754 755 756 757 758 759 760 761 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados