Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 30/06 - Em Portland, ares de filial da "Casa do Pão de Queijo"
 30/06 - Dumas ganhou. Melo Júnior foi o único brazuca a completar a prova
 30/06 - Khodair continua a liderar a tabela
 30/06 - Vitória fez Di Grassi quebrar tabu em Londrina
 30/06 - Bragantini assumiu o comando da classificação
 30/06 - Vitória carioca na 3ª rodada da Copa Clio
 30/06 - Araújo dominou o treino de aquecimento
 30/06 - Bragantini terminou na frente também o Warm Up da Clio
 29/06 - Com um "bote" sobre De Ferran, Hornish venceu em Richmond
 29/06 - Franchitti larga na frente da disputa em Chicago
 29/06 - Hornish foi o melhor no Warm Up em Richmond
 29/06 - Pela segunda vez, Bragantini é o pole na Clio
 29/06 - Streit foi o segundo na vitória de Jani
 29/06 - Lucas Di Grassi larga na pole da prova em Londrina
 29/06 - Kanaan foi o mais rápido no primeiro treino em Chicago
 29/06 - Dois brazucas entre os "Top Ten" do grid da prova do Europeu
 29/06 - Um Carreira na frente
 29/06 - Di Grassi manteve a dianteira
 28/06 - Confira o grid completo da corrida da F-Indy em Richmond
 28/06 - De Ferran e Castro Neves: outra dobradinha

... 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 751 752 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados