Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Desclassificação muda o resultado final da 2ª etapa da Copa Clio
Quarta-feira, 05 de Junho de 2002
 
Por uso de uma pastilha de freio não autorizada pelo regulamento, o paulista Luiz Carreira Júnior foi desclassificado da 2ª etapa da Copa Clio Brasil, prova disputada no domingo no Autódromo Internacional de Tarumã que foi vencida pelo gaúcho Alexandre Conill.

Carreira cruzou a linha de chegada na segunda posição, mas na vistoria realizada após a prova os Comissários Técnicos verificaram que as pastilhas usadas não foram aquelas permitidas pelo regulamento. "As pastilhas usadas foram as Feredo, originais, mas não aquelas permitidas pelo regulamento", disse o Comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo Carlos Montagner, segundo que o tipo usado possui uma ranhura para ventilação, o que não é permitido.

Ainda segundo Montagner, a cientificação quanto à desclassificação está à disposição do piloto na sede da Federação de Automobilismo de São Paulo, já que "não havia mais ninguém da equipe nos boxes quando houve a decisão dos Comissários", relatou.

"Não houve má fé", disse Carreira

Luiz Carreira, o chefe do time pelo qual correram o filho, Luís Carreira Jr., os sobrinhos Fábio e André Carreira, o paulista Vicente Siciliano e o gaúcho Eduardo Möller ? que fez sua estréia na categoria ?, disse que não deverá recorrer da desclassificação de Carreira Júnior.

Segundo Luiz, as pastilhas usadas foram as da marca Ferodo (originais da linha Renault), e foram compradas num fornecedor antigo. "Depois das provas em Curitiba e Brasília tivemos de trocar as pastilhas do carro do Luiz, e as compramos numa loja de confiança. Eu apenas não sabia que havia alguma restrição quanto ao modelo a ser usado", falou.

Carreira ressaltou ainda que: "Não houve má fé no uso de um determinado tipo de pastilha, até porquê praticamente não se usa os freios em Tarumã. Se tivéssemos alguma intenção de obter vantagem, teríamos usado as tais pastilhas também nos outros carros", ele concluiu.

Como ficou o resultado

Depois da decisão quanto à desclassificação de Luiz Carreira, o resultado final da corrida em Tarumã ficou assim:


1º) Alexandre Conill (RS, Taurus), 29 voltas em 41m04s749 numa média de 127,74 km/h
2º) Fábio Carreira (SP, Carreira Racing), a 1s071
3º) René Bauer (SP, Energizer/Hot Car/Oficina Brasil), a 1s293
4º) Cláudio Gontijo (MG, Triboil Racing/Control Fleet), a 7s607
5º) Leonardo Burti (SP, SMC Locação/GD Burti/Off 7 Burti), a 7s744
6º) Vicente Siciliano Jr. (SP, Carreira Racing), a 8s102
7º) José Catanha (DF, Maxima Petroleos), a 8s706
8º) Wilton Neto (RJ, JL Racing Velocidade), a 8s730
9º) Elias Nascimento Jr. (RJ, Murilo Piloto Racing), a 9s396
10º) Wagner Cardoso (SP, CNA-Inglês Definitivo), a 9s643
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/07 - Lopez vence prova da F-Renault Italiana em Monza
 07/07 - Leinders e Montagny vencem em Monza
 07/07 - Montoya diz que era impossível segurar a Ferrari
 07/07 - ?Foi uma corrida emocionante?, disse Barrichello
 07/07 - Bernoldi satisfeito com desempenho
 07/07 - Ferrari soma mais pontos que Williams e McLaren
 07/07 - Schumacher dispara na liderança
 07/07 - Festa de Schumacher na Inglaterra
 07/07 - Kovalainen venceu prova extra da F3 Inglesa; Carbone foi 2º
 06/07 - ?Largar na frente é importante?, disse Cristiano
 06/07 - Scheckter largará na pole position no Kansas
 06/07 - F-ATLANTIC: Vitória de Valiante em Toronto
 06/07 - Kanaan desapontado com 10º lugar no grid
 06/07 - BARBER DODGE: Sperafico é o pole em Toronto
 06/07 - Pole position brasileira em Toronto
 06/07 - Antônio Pizzonia mantém regularidade
 06/07 - Ricardo Sperafico satisfeito com mais um pódio
 06/07 - ?Deu tudo errado?, disse Haberfeld
 06/07 - Definido o calendário 2003 da Indy Racing League
 06/07 - Argentino conquista a pole da F-Renault Italiana em Monza

... 736 737 738 739 740 741 742 743 744 745 746 747 748 749 750 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados