Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/07 - Steinbruch levou a melhor na corrida da F-Classic
 27/07 - Cariocas saem na frente pela Copa Clio
 27/07 - Prioste é de novo o pole da F-Renault
 27/07 - Janis é o pole da etapa belga da F3000
 27/07 - Pantano ganhou a prova em Hockenheim
 27/07 - Bauer foi o mais rápido pela Clio
 27/07 - Freitas terminou na frente o último treino no Rio
 27/07 - Os Schumacher vão encabeçar o grid neste domingo
 26/07 - Com pneus velhos Wilton Neto faz o nono tempo
 26/07 - Santos Júnior terminou na frente o treino do Europeu
 26/07 - Domínio carioca no segundo treino da Clio
 26/07 - Jimenez foi o melhor do dia na pista carioca
 26/07 - Pantano é o pole. Pizzonia, o melhor brazuca
 26/07 - Bragantini dominou o treino da Clio em Jacarepaguá
 26/07 - McLaren manterá sua dupla de pilotos para 2003
 26/07 - Domínio baiano no primeiro ensaio no Rio
 26/07 - Vitória mineira na prova da IC Júnior
 26/07 - Duas vezes Ferrari nos treinos em Hockenheim
 26/07 - Vão começar os "pegas" prá valer no Espírito Santo
 26/07 - Brasileiro de Kart: Grid completo da Graduados "B"

... 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 739 740 741 742 743 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados