Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Eugênio Martins não está mais entre nós
Sexta-feira, 11 de Março de 2005
 
O automobilismo brasileiro perdeu no dia primeiro deste mês um dos seus maiores incentivadores com o falecimento do empresário e ex-piloto Eugênio Martins, ocorrido em São Paulo.

Eugênio iniciou a sua carreira automobilística no início dos anos 50, e se consagrou ao conquistar ao volante de um Maserati 4CL equipado com motor Jaguar a vitória na categoria Mecânica Nacional, na ?100 Milhas do Quarto Centenário?, disputada em São Paulo no mês de novembro de 1954.

Com esse carro preparado por Brizzi, Eugênio venceu em 1956 os Prêmios
?Benedito Lopes? e ?Santos Dumont?, ambos disputados em Interlagos.

Mas a mais destacada atuação de Martins foi a conquista do segundo lugar na Mil Milhas
Brasileiras do próprio ano de 1956, quando, ao lado de Christian Heins, superou com um Volkswagen Sedan equipado com um motor Porsche de apenas 1500cc, máquinas com respeitáveis propulsores Ford e Chevrolet, que tinham o triplo de potência da unidade Porsche.

Em janeiro de 1957, Eugênio Martins foi companheiro de Celso Lara Barberis na ?Mil Km de Buenos Aires?, prova que a dupla teve de abandonar quando ocupava a sexta posição da classificação geral depois de ter problemas com o motor do Ferrari 750 Monza.

Em seguida, Martins participou com dois carros da primeira edição da ?500 Km de
Interlagos?, prova disputada no dia 7 de setembro de 1957 na qual foi o terceiro colocado na dupla que formou com Godofredo Viana Filho a bordo de um Maserati/Ford Studbacker, e conquistou ainda o quarto lugar, dividindo um Maserati/Ford Edelbrock com o Antônio Mendes Barros.

A ligação de Eugênio Martins com Christian Heins prosseguiu com a dupla formada na Mil Milhas Brasileiras de 1959, quando conduziram um DKW Vemag da equipe Serva Ribeiro, a mesma pela qual Martins venceu a primeira prova automobilística disputada em Brasília, por ocasião da inauguração da Capital Federal, em 1960.

Em 1961, Eugênio passou a correr com carros FNM JK, conquistando o segundo lugar na ?24 Horas de Interlagos?, formando dupla com o petropolitano Álvaro Varanda na disputa que foi vencida por Chico Landi e Christian Heins, com o mesmo tipo de equipamento.

Com a criação da equipe Willys, chefiada por Christian Heins, no início de 1962, Martins passou a competir pela marca, estreando a berlineta Willys Interlagos na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1962.

O falecimento de seus amigos Christian Heins e Celso Lara Barberis em 1963, levou Eugênio Martins a deixar de correr, e assumir o cargo de Chefe da Divisão de Relações Públicas da Willys Overland do Brasil.

Em 1968, atuando como importador da marca BMW para o Brasil, Eugênio Martins criou a
equipe CBE para disputar o campeonato brasileiro, pelo qual a dupla formada por Jan
Balder e Pedro Victor Delamare venceu a ?500 Milhas da Guanabara?, e no qual o próprio Balder, desta vez em dupla com Chico Landi, ganhou a ?500 Km de Porto Alegre?.

Em 1959 a equipe foi transferida para Agnaldo Góis que a rebatizou como ?Cebem?.

Em agosto de 2003, a equipe do Speed On Line teve o privilégio de ser recebido por Martins em seu apartamento em São Paulo, e o resultado da entrevista você pode conferir através do link abaixo.

Aos familiares e amigos de Martins, as homenagens de nossa equipe a quem mesmo após afastar-se das pistas, prosseguiu batalhando por nosso automobilismo.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 14/08 - Placares mostram números inferiores apenas aos de 1999
 14/08 - Kartistas também movimentaram os rankings
 14/08 - Erdos: brilho verde e amarelo no Campeonato Britânico de GT
 14/08 - Praticamente fora, a Honda deixa de investir nos motores
 14/08 - A Arrows não vai, mas Bernoldi confirma presença na Hungria
 14/08 - "Paulistão" prosseguirá em Interlagos
 14/08 - Sereno vistoria Kartódromo de Toledo nesta quarta
 13/08 - Davidson vai substituir Yoong na Minardi
 13/08 - A Arrows não participará da prova do domingo
 13/08 - Vitória do Tubarão na quase secreta etapa da Brascar
 13/08 - Sumiu de um, surgiu no outro calendário
 13/08 - Mudança no calendário da Copa Clio desagrada pilotos
 12/08 - Resgate é feito por dois médicos, conta Altmann
 12/08 - FIA vai adotar procedimentos sugeridos por médico brasileiro
 12/08 - Wilson continua a ter problemas na Austrália
 12/08 - Sai Goiânia, entra Londrina
 12/08 - Giaffone, Carbone e Da Matta movimentaram os rankings
 11/08 - Sábado de Adrenalina em Viamão
 11/08 - Já são cinco os classificados para a final da Seletiva Petrobrás de Kart
 11/08 - Giaffone venceu, Hornish assumiu a liderança

... 724 725 726 727 728 729 730 731 732 733 734 735 736 737 738 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados