Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/09 - Repeteco de vencedores na disputa da DTM Pick Up
 09/09 - Vitte e Bauer foram os vencedores na DTM Turismo
 09/09 - Didi Junior venceu mais uma, e ampliou sua liderança na F-São Paulo
 09/09 - Hornish Junior venceu e assumiu a liderança da tabela
 09/09 - Melo Júnior chegou na frente na 7ª etapa do Europeu
 09/09 - Piquet ganhou mais uma na Argentina
 09/09 - Duas vitórias gaúchas no prosseguimento da Copa BR de Pick Up Racing
 07/09 - Duas intervenções do Safety Car na disputa em Oberá
 07/09 - Hornish Jr sairá na pole. Meira foi o melhor brazuca na classificatória
 07/09 - Nelson Ângelo venceu mais uma na F-3
 07/09 - Pick-up Racing: Campos dominou os treinos livres em Tarumã
 07/09 - Piquet, o recordista de poles, larga na frente também neste domingo
 07/09 - Depois da tempestade vem... outra pole position para Piquet
 06/09 - Campos é desclassificado, e Duda passa à liderança na Pick-up Racing
 06/09 - Domínio norte-americano no primeiro treino em Chicago
 06/09 - Medeiros num, Dirani no outro
 06/09 - Prosseguimento do Paulista Light vai movimentar Barueri
 06/09 - STJD suspende a punição de Medeiros
 06/09 - Desta vez foi Brawn que jurou fidelidade à equipe italiana
 06/09 - Piquet voltou a dominar na F-3

... 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 726 727 728 729 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados