Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O ?circo? teve sua primeira prova nos EUA disputada em 59
Terça-feira, 23 de Setembro de 2003
 
Bem antes que Tony George decidisse investir em finais de 1999 uma soma substancial para a construção do traçado interno ao famoso Indianápolis Speedway que sediou seu primeiro GP em 24 de setembro de 2000, e que neste domingo vai ser sede da penúltima batalha na guerra pelo título de 2003, a Fórmula 1 já havia tido disputadas diversas corridas nos Estados Unidos, até mais de uma, em alguns anos.

O caso de amor entre a mais badalada categoria de automobilismo do planeta e a mais rica nação da face da terra começou em 1959, mais precisamente no dia 12 de dezembro daquele ano, quando a corrida disputada no Aeródromo de Sebring, na Flórida, começou com o inglês Stirling Moss na pole, e teve suas 42 voltas totais vencidas pelo neozelandês Bruce McLaren.

Ao retornar à Terra de Tio Sam para a disputa travada no dia 20 de novembro de 1960, o ?circo? foi armado no circuito de Riverside, na Califórnia, onde Moss saiu na pole position mais uma vez, agora indo ao topo do pódio da prova disputada em 75 voltas.

Na terceira vez que se armou em solo norte-americano, o ?circo? passou a ter um novo endereço: o traçado de Watkings Glen, que iniciaria naquele 8 de novembro de 1961 uma seqüência de provas que só seria interrompida depois do 17º GP norte-americano, corrida disputada no dia 5 de outubro de 1975.

Foi no traçado situado no estado de Nova Iorque - o de Watkings Glen, que entre as provas de 1961 a 70 tinha 3,701, e que a partir da corrida de 1971 passou a ter 5.433 metros de extensão -, que os fãs da Fórmula 1 viram Emerson Fittipaldi ir ao topo do pódio na dia 4 de outubro de 1970, quando, com um Lotus, o piloto conquistou a primeira das 8 vitórias verde e amarelas em provas do ?circo? já disputadas na Terra de Tio Sam.

Revezamento

A partir de 1976 ? no 18º GP americano ? o circuito de Long Beach, na Califórnia, passou a realizar revezamentos com Watkings Glen, um esquema que durou até a temporada de 1981, quando o traçado californiano sediou pela 6ª vez uma corrida de Fórmula 1, e quando a pista do estado de Nova Iorque já tinha deixado de constar do calendário, depois de ter abrigado 20 provas.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/09 - Barrichelo, Massa e Kannaã juntos
 22/09 - Vitória escapou de Renato Martins na última curva
 22/09 - Europeu de Kart ? Átila Abreu é o terceiro colocado
 22/09 - Gilberto Podboi vence pela DTM Pick-up
 22/09 - Cirino vence a primeira da temporada
 22/09 - Luís Tedesco conquista o decacampeonato Brasileiro de Rali
 22/09 - Jaime Melo Jr. vence mais uma no Europeu de F-3000
 22/09 - Panizzi vence Rali de Sanremo
 22/09 - Serata fatura prova preliminar da DTM Turismo
 22/09 - Fogaça é o mais rápido no Warm Up
 21/09 - ?Meu objetivo é terminar a corrida?, disse Cirino
 21/09 - Cirino é o pole position em Interlagos
 21/09 - Futcher/Gomes vencem Rally de Ouro Branco
 21/09 - Disputa pela liderança do campeonato é atração em Interlagos
 21/09 - Paulo Lemos vai correr na N4 do Brasileiro de Rali
 21/09 - ?Mostramos nossa evolução nesta reta final?, disse Jaime Melo Jr.
 21/09 - Robbie Kerr é o novo campeão inglês de F3
 21/09 - Augusto Júnior assume erro e larga em 7º
 21/09 - Jaime Melo Jr. marca a pole position em Dijon
 21/09 - Roberval é o mais rápido em Interlagos

... 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 725 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados