Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pizzonia destaca importância da preparação física para ir bem nas pistas
Terça-feira, 19 de Maio de 2009
 
Piloto amazonense acredita que em outras condições não seria possível completar a prova de Santa Cruz do Sul sem a direção hidráulica.

Muita gente pode não dar a devida importância, mas uma boa preparação física é fundamental para o sucesso no automobilismo. Como em qualquer outro esporte, ser um verdadeiro atleta ajuda muito no resultado final de uma disputa em uma prova. Campeões mundiais como Ayrton Senna e Michael Schumacher tinham com um de seus diferenciais uma excelente forma física.

No último domingo (17/05), durante a 3ª etapa da Copa Nextel Stock Car, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, Antonio Pizzonia (Amir Nasr Racing) provou que uma preparação física bem trabalhada colabora para os bons resultados. Agora já recuperado e apenas com algumas dores musculares, o piloto passou por apuros ao competir durante 30 das 32 voltas da corrida sem a direção hidráulica em seu Peugeot 307. “Sem minha dedicação e profissionalismo para cuidar da parte física, eu não teria completado a prova”, afirma o amazonense, que chegou a brigar pelo pódio e terminou em quarto lugar.

Essa opinião foi compartilhada por muitas pessoas nos boxes da pista gaúcha. “Muitos pilotos e chefes de equipe vieram me falar que nenhum outro teria terminado a corrida, que seria possível apenas completar umas duas voltas”, conta o quarto colocado na Stock Car. A experiência serviu para que o piloto de Manaus aumentasse sua convicção de que vale a pena manter essa mentalidade. “Eu sempre levei isso a sério e me preparei mais do que as categorias onde corri exigiam. Para ter uma folga e se precisar ir além do necessário, tenho que estar em condições. Eu dificilmente me canso após uma corrida de Stock Car. E depois de tudo o que aconteceu, tenho um motivo a mais para continuar trabalhando assim”, revela o piloto que já correu na Fórmula 1 e Fórmula Mundial, modalidades que exigem muito preparo físico.

O piloto da Amir Nasr Racing treina diariamente de 6 a 7 horas em Manaus. “Como eu treino bastante, procuro variar o máximo possível o meu treinamento para não criar uma rotina”, afirma o ‘Jungle Boy’, como ficou conhecido na Europa. Além de exercícios aeróbicos e de musculação na academia, Pizzonia também pratica outros esportes, como ciclismo, natação, corrida, caiaque, futebol, tênis e squash. “Eu também programo o meu treino conforme a minha necessidade, o que eu preciso melhorar. Tênis e squash, por exemplo, são bons para a concentração”, explica.

Além de esportes convencionais, Antonio também costuma encarar desafios diferentes. “Eu já participei da Maratona de Nova Iorque e estou sempre atrás de algo novo. Cheguei a treinar com uns amigos que irão participar de um Iron Man no final do mês, mas por problemas com meu joelho eu não pude manter a mesma carga de treinamento, e nem participar da competição”, relata o esportista. “É importante juntar a obrigação da preparação com o prazer de praticar o esporte. Eu gosto muito do que faço”, ressalta.

Além do físico, os cuidados com a mente têm destaque especial no dia-a-dia de Pizzonia. “Não é apenas do corpo que um atleta, um piloto precisa cuidar. Também faço exercícios para a mente, visando situações que vou encontrar nas corridas. Como manter o foco prolongado e manter o foco quando estamos com grande desgaste físico, momentos em que em um milésimo de segundo os erros podem acontecer”, finaliza.

Confira a classificação da Copa Nextel Stock Car após quatro etapas:

1º) Max Wilson (CA, SP), 53
2º) Valdeno Brito (P3, PB), 49
2º) Cacá Bueno (P3, RJ), 49
4º) Antonio Pizzonia (P3, AM), 44
5º) Átila Abreu (CA, SP), 41
6º) Allam Khodair (P3, SP), 39
7º) Paulo Salustiano (CA, SP), 36
8º) Ricardo Mauricio (CA, SP), 32
8º) Daniel Serra (P3, SP), 32
10º) Thiago Camilo (CA, SP), 29
11º) Antonio Jorge Neto (P3, SP), 26
12º) Xandinho Negrão (CA, SP), 21
13º) Marcos Gomes (CA, SP), 19
14º) Nonô Figueiredo (CA, SP), 18
15º) David Muffato (P3, PR), 14
15º) Luciano Burti (CA, SP), 14
17º) Lico Kaesemodel (CA, PR), 10
17º) Ricardo Zonta (P3, PR), 10
17º) Giuliano Losacco (P3, SP), 10
20º) Alceu Feldmann (CV, PR), 9
20º) Popó Bueno (CV, SP), 9
22º) Ricardo Sperafico (P3, PR), 8
22º) Rodrigo Sperafico (P3, PR), 8
24º) Felipe Maluhy (P3, SP), 5
25º) Thiago Marques (P3, PR), 3
26º) Norberto Gresse (CA, SP), 2
27º) Enrique Bernoldi (P3, PR), 1
27º) Duda Pamplona (CV, RJ), 1 ponto.

Visite www.blogdopizzonia.zip.net
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 26/09 - Diego Nunes vai estrear na F-Renault em Curitiba
 25/09 - Colin McRae não será piloto da Ford em 2003
 25/09 - André Prioste vai estrear no campeonato italiano
 25/09 - Prova de Misano é tudo ou nada para Roberto Streit
 25/09 - Ricardo Maurício vai treinar com a Cheever Indy Racing
 25/09 - Rodrigo Sperafico vai estrear na Super Nissan
 25/09 - Mário Haberfeld treinou com a Walker em Firebird
 25/09 - Para líder, rodada dupla será decisiva
 25/09 - Largadas continuarão sendo em movimento
 25/09 - Ovais curtos ganharão novo pacote aerodinâmico
 25/09 - Controle de tração será abolido da CART em 2003
 24/09 - Sérgio Jimenez briga pela liderança em Curitiba
 24/09 - Em Curitiba, não errar é a melhor estratégia
 24/09 - Recorde da pole deve ser batido na volta a Curitiba
 24/09 - KOOL abandona o automobilismo
 23/09 - Prop Car Racing vai estrear no Brasileiro de F-Renault
 23/09 - Wilton Neto não vai correr etapa da Copa Clio em Curitiba
 23/09 - Petrobras abandona a Fórmula 3000
 23/09 - Confira como ficou a classificação da Stock Car V8
 23/09 - Cacá Bueno recupera a vitória conquistada em Jacarepaguá

... 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 720 721 722 723 724 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados