Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/10 - Situação fica ainda pior na Arrows
 11/10 - Melo Júnior marcou o melhor tempo em Jerez
 11/10 - Veja as marcas do segundo ensaio
 11/10 - Confira os tempos do primeiro treino no Japão
 11/10 - Schumacher no primeiro, Raikkonen no outro treino
 10/10 - Michael se impôs novamente
 10/10 - ?Papo de Box? comenta as propostas de alterações do regulamento
 10/10 - Pacote de sugestões para a F-1 tem nove itens
 10/10 - Programação do 18ª GP do Japão começa na noite desta quinta-feira
 10/10 - Confira o Raio-X da disputa no Japão
 09/10 - Pick Up Racing: campeonato prosseguirá em Caruaru
 09/10 - Adição de lastro provoca divisão de opiniões
 09/10 - Sara busca mais uma vitória no kartismo uruguaio
 08/10 - Brasileiro de Cross Country vai movimentar Três Corações
 08/10 - Thomaz vai disputar prova da F-Renault Européia
 07/10 - Kleinubing treina nesta terça-feira
 07/10 - Rafael Sperafico fará testes na F-Atlantic
 07/10 - Divulgado o calendário do Mundial de Rali 2003
 07/10 - Pilotos da Williams terão a tecnologia ao alcance dos olhos
 07/10 - Ecclestone encabeça um movimento pelo equilíbrio na Fórmula 1

... 705 706 707 708 709 710 711 712 713 714 715 716 717 718 719 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados